domingo, 15 de maio de 2022

João 14, 21-26 O Espírito Santo continua a obra de Jesus.

21 Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele.” 22 Judas, não o Iscariotes, perguntou: “Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu: “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. 25 Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.” Comentário: * 15-26: Advogado é alguém que defende uma causa. Jesus envia o Espírito Santo como advogado da comunidade cristã. O Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade. Ele ajuda a comunidade a manter e a interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar. O Espírito também leva a comunidade a discernir os acontecimentos para continuar o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história. O que significa amar Jesus? Ele mesmo vai dizer que quem o ama, aceita e obedece a seus mandamentos. Ao contrário, quem não o ama, não guarda nem obedece a seus ensinamentos. Dito dessa forma, tudo parece muito simples e fácil. Contudo, noutras palavras, amar significa comprometimento, ou seja, aderir a uma pessoa ou a um projeto de forma inteira e assumir as consequências dessa entrega. Bem sabemos que para Jesus essa entrega total significou morrer na cruz como um maldito. Jesus não quis nem desejou essa morte para si, mas esse evento em sua vida foi consequência de um caminho percorrido de fidelidade à vocação recebida do Pai. Ao olharmos para nossa caminhada de cristãos, somos chamados, hoje, a repetir as atitudes de Jesus, não simplesmente como um gesto de imitação vazia, mas como uma escolha consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário