quarta-feira, 18 de maio de 2022

João 16, 16-20 A angústia se transformará em alegria.

-* 16 Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver.” 17 Alguns discípulos comentaram: “O que ele quer dizer com isso: ‘daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver’? E ainda: ‘eu vou para o Pai’?” 18 E diziam: “Que significa esse ‘um pouco’? Não compreendemos o que ele quer dizer.” 19 Jesus percebeu que eles queriam fazer perguntas. E disse: “Vocês estão discutindo porque eu falei: ‘Daqui a pouco vocês não me verão mais, porém, mais um pouco, e vocês me tornarão a ver’? 20 Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. Comentário: * 16-24: A morte de Jesus significará ausência e tristeza. Mas é morte fecunda, pois dará lugar à alegria, uma vez que será o princípio de uma presença nova, a presença do Ressuscitado, que age mediante o Espírito Santo. O que acontece com Jesus acontece com todos: para dar fruto, o grão de trigo deve morrer. Também a comunidade é chamada ao testemunho que pode ir até à morte, como entrega em favor do homem, morrendo para dar a vida. Jesus continua a alertar seus discípulos sobre sua partida e consequente ausência. Seus discípulos não compreendem bem o que Jesus está dizendo e, de fato, de algum modo, as palavras de Jesus são revestidas de certo mistério. A opção que Jesus assumiu em sua vida atraiu seguidores e também, digamos dessa forma, desafetos. Se alguns se sentem confusos e entristecidos com o anúncio da partida de Jesus; outros, por sua vez, se alegram. Se o projeto anunciado e vivido por Jesus traz vida para muitos; outros, porém, sentem-se ameaçados e descontentes, pois julgam que a maneira como vivem é a melhor e que nada deve ser mudado, principalmente os privilégios adquiridos. Mais uma vez, no Evangelho segundo João, nos deparamos com forças antagônicas, ou seja, aspectos luminosos e sombrios se contrapõem, e cabe a cada um fazer a própria escolha e assumir as consequências desse ou daquele caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário