terça-feira, 17 de maio de 2022

João 15, 1-8 Quem está unido a Jesus produz frutos.

* 1"Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados." O fruto do discípulo é o amor -* 7 "Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos. Comentário: * 1-6: A comunidade cristã não é uma instituição, mas uma participação na vida de Jesus. Unido a Jesus, cada membro é chamado a testemunhá-lo, colocando a comunidade em contínua expansão e crescimento. * 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida. Talvez poucos de nós conheçam uma videira; contudo, a analogia que Jesus propõe a seus discípulos e a nós é de fácil compreensão. Jesus, em seu projeto e percurso vocacional, não está sozinho. Ele está profundamente unido ao Pai, ou seja, Jesus não age por si próprio, mas em sintonia com Deus. Da mesma forma, para que seus discípulos de ontem e de hoje produzam frutos de vida, é preciso que estejam unidos a Jesus, pois ele é a videira verdadeira. Jesus é nossa força vital e, se estivermos enxertados nele, nos tornaremos fortes e produziremos frutos igualmente fortes, sadios e saborosos. Quem não está unido a Jesus não produz os frutos esperados e, com isso, pode ser cortado e jogado fora. Em relação ao seguimento de Jesus não há meias medidas. É preciso que tenhamos consciência de que seguir o Mestre exige de nós compromisso e adesão incondicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário