domingo, 22 de maio de 2022

João 15, 26-16,4 As testemunhas de Jesus e o ódio do mundo.

26 O Advogado, que eu mandarei para vocês de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando ele vier, dará testemunho de mim. 27 Vocês também darão testemunho de mim, porque vocês estão comigo desde o começo.” Os discípulos não devem se acovardar -* 1 “Eu disse tudo isso para que vocês não se acovardem. 2 Expulsarão vocês das sinagogas. E vai chegar a hora em que alguém, ao matar vocês, pensará que está oferecendo um sacrifício a Deus. 3 Eles farão assim, porque não conhecem o Pai nem a mim. 4 Eu disse tudo isso para que, quando chegar a hora, vocês se lembrem do que eu disse.” Comentário: * 18-27: O sinal concreto da comunidade de Jesus é o amor. O sistema de poder que organiza a sociedade e seus adeptos (o mundo) reage com o ódio, pois não “mundo” e a comunidade de Jesus. A comunidade vive debaixo de suspeita e pressão, e basta um passo para sofrer a perseguição aberta. O confronto cresce, porque o “mundo” não aceita o Deus de Jesus, que denuncia a perversidade da sociedade injusta e liberta o povo oprimido. * 16,1-4a: A palavra de Jesus se dirige agora aos discípulos, preparando-os para a missão futura. A mesma perseguição e marginalização que eles agora sofrem se repetirá mais tarde em relação a qualquer sociedade e sistema religioso que acoberta a injustiça, porque o cristianismo é radicalmente diferente e contrário ao “mundo”. As palavras de Jesus a seus discípulos, no Evangelho de hoje, são revestidas de ao menos dois aspectos: consolo e advertência. Jesus confirma aos seus que virá sobre eles o Espírito da Verdade da parte do próprio Jesus e do Pai. Esse Espírito da Verdade já nos indica o que se dará em Pentecostes, ou seja, após cinquenta dias do evento da ressurreição. Os discípulos de Jesus são confirmados em sua missão por meio do Espírito Santo, que permite que eles recordem todo o ensinamento recebido e sintam-se fortalecidos quanto à missão a que darão continuidade. Por outro lado, é possível constatar que haverá contratempos. Basta que retomemos o que aconteceu com o Mestre. Jesus foi profundamente incompreendido pelas autoridades do seu tempo e, por isso, tomado como malfeitor, foi condenado à morte de cruz. Portanto, é preciso que nos preparemos: seguir os passos de Jesus exige coragem e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário