sexta-feira, 17 de maio de 2019

João 14, 1-6 Jesus é o caminho que leva ao Pai.


* 1 Jesus continuou dizendo: Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 2 Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 4 E para onde eu vou, vocês conhecem o caminho.” 5 Tomé disse a Jesus: Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?” 6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.”
Comentário:
Os discípulos de Jesus, com a notícia de que ele vai deixá-los, perdem a serenidade. Perdemos a serenidade quando nos falta um ponto de apoio, quando não sabemos aonde vamos. Mas Jesus os tranquiliza: que ponham total confiança nele, assim como confiam em Deus. Jesus pessoalmente vai arrumar um lugar para eles na casa do Pai, e no momento oportuno virá buscá-los. Eles, que se mantêm fiéis no seguimento a Jesus, viverão para sempre com ele na glória do Pai. Quanto ao caminho para chegar a Deus, eles o conhecem: é o próprio Jesus. Com sua vida, morte e ressurreição, Jesus nos precede no caminho. “Eu sou o Caminho… Ninguém chega ao Pai a não ser por mim”. Cabe aos discípulos não perderem a direção, nem dispensarem o inseparável companheiro de viagem, o próprio Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário