quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Mateus 18, 1-5.10 Quem é o maior na comunidade?
* 1 Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino do Céu?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, 3 e disse: “Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. 4 Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é o maior no Reino do Céu. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe.”
Por que alguém se afasta da comunidade? -* 10  “Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu.
Comentário:
* 1-5: A comunidade cristã não é a reprodução de uma sociedade que se baseia na riqueza e no poder. Nela, é maior ou mais importante aquele que se converte, deixando todas as pretensões sociais, para pertencer a um grupo que acolhe fraternalmente Jesus na pessoa dos pequenos, fracos e pobres.
* 10-14: Por que alguém se extravia, isto é, se distancia da comunidade? Certamente por causa do escândalo (vv. 6-9), ou do desprezo daqueles que buscam poder e prestígio. A parábola mostra que a comunidade inteira deve preocupar-se e procurar aquele que se extraviou. A comunidade se alegra quando ele volta para o seu meio, porque a vontade do Pai foi cumprida.
No Evangelho que acabamos de ler, Jesus afirma que cada uma das crianças, ou cada um dos pequeninos (indefesos) da terra, tem no céu um anjo da guarda. Os anjos são os mensageiros de Deus, sua voz e presença no mundo. Segundo a definição do Catecismo, “são criaturas de Deus, puramente espirituais, que têm inteligência e vontade; vivem constantemente na presença de Deus e transmitem aos seres humanos a vontade de Deus e a sua proteção”. A Bíblia narra muitos fatos referentes aos anjos que acompanham as pessoas ou o povo, para protegê-los e comunicar-lhes a mensagem de Deus. Esses anjos da guarda continuam hoje a mesma missão, adorando a Deus e protegendo cada um de nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário