quinta-feira, 2 de outubro de 2025
Lucas 10, 13-16 Os anunciadores do Reino.
13 Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14 Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura que vocês. 15 Ai de você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada no inferno, isso sim! 16 Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”
Comentário:
* 1-16: Os discípulos são organizados por Jesus para anunciarem a Boa Notícia no caminho e começarem a realizar os atos que concretizam o Reino. Aqueles que não quiserem aderir à Boa Notícia ficarão fora da nova história.
Na subida para Jerusalém, apesar de realizar muitos sinais, Jesus encontra rejeição e hostilidade. Por isso as palavras duras que lemos hoje, quando Jesus compara as cidades que não o acolhem com Sodoma, a cidade pecadora, que no julgamento será tratada com menos rigor do que estas cidades que rejeitam o Reino: Corazin, Betsaida, Cafarnaum. Jesus faz um enérgico apelo à conversão, ao estilo profético. Afirma ainda que quem rejeita seus discípulos rejeita a ele próprio e ao Pai que o enviou. Recusar o dom de Deus é escolher a própria condenação, permanecendo fora da Nova Aliança e das novas relações sociais que nascem do projeto de Deus. Precisamos estar atentos, pois, em diversos momentos e situações, Jesus nos visita, chamando-nos à conversão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário