quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Lucas 12, 54-59 Interpretar o tempo presente.
* 54 Jesus também dizia às multidões: “Quando vocês veem uma nuvem vinda do ocidente, vocês logo dizem que vem chuva; e assim acontece. 55 Quando vocês sentem soprar o vento do sul, vocês dizem que vai fazer calor; e assim acontece. 56 Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? 57 Por que vocês não julgam por si mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, você está para se apresentar com seu adversário diante do magistrado, procure resolver o caso com o adversário enquanto estão a caminho, senão este o levará ao juiz, e o juiz entregará você ao guarda, e o guarda o jogará na cadeia. 59 Eu digo: daí você não sairá, enquanto não pagar o último centavo.”
Comentário:
* 54-59: Assim como os homens podem prever o tempo a partir dos sinais da natureza, também é possível reconhecer na atividade de Jesus a manifestação do Reino de Deus. Essa tarefa empenhativa e urgente implica uma decisão a favor ou contra o Reino. É preciso agir enquanto é tempo.
O desenvolvimento da ciência ajuda o ser humano a interpretar e conhecer sempre melhor os sinais do tempo, da natureza, do próprio ser humano, mas nem sempre isso é eficaz para adentrar os mistérios da vida e da morte. Só o tempo de Deus, plenamente realizado em Cristo, pode imprimir esperança neste mundo tão fragilizado. Para estarmos bem-preparados para o dia do julgamento, Jesus nos diz que é preciso reconhecer os sinais dos tempos e nos reconciliarmos com os irmãos. Paulo, por sua vez, alerta-nos de que é preciso um esforço constante para evitar o mal e realizar o bem. É missão da Igreja – povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Espírito – discernir os sinais de cada tempo, a fim de melhor responder às necessidades do mundo e continuar a missão de Cristo de levar a vida a todos. Cada um de nós é convidado a contribuir nesse processo, pois a Igreja somos nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário