sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Lucas 10, 1-9 Os anunciadores do Reino.
* 1 O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E lhes dizia: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita. 3 Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, para cumprimentar ninguém. 5 Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se aí morar alguém de paz, a paz de vocês irá repousar sobre ele; se não, ela voltará para vocês. 7 Permaneçam nessa mesma casa, comam e bebam do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem passando de casa em casa. 8 Quando entrarem numa cidade, e forem bem recebidos, comam o que servirem a vocês, 9 curem os doentes que nela houver. E digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês!’
Comentário:
* 1-16: Os discípulos são organizados por Jesus para anunciarem a Boa Notícia no caminho e começarem a realizar os atos que concretizam o Reino. Aqueles que não quiserem aderir à Boa Notícia ficarão fora da nova história.
Setenta e dois, o número de discípulos enviados em missão, é um número simbólico que quer representar todas as nações da terra, conforme elencadas no livro do Gênesis, capítulo 10. A eles Jesus dirige um discurso que reflete a situação da Igreja na sua ação missionária. Exemplar discípulo do Mestre foi também o evangelista Lucas, cuja festa hoje celebramos. Autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, nascido na Antioquia (Síria), Lucas pertencente à segunda ou terceira geração dos seguidores de Cristo. É o evangelista que melhor descreveu a fisionomia humana do Redentor, sua mansidão, sua predileção pelos pobres, pelos desprezados, pelas mulheres e pelos pecadores arrependidos. Mediante o estudo dos seus escritos, pode-se afirmar que Lucas era uma pessoa culta e conhecia muito bem a língua grega. São Jerônimo não esconde sua admiração pelo escritor: “O mais dotado em língua grega entre os evangelistas”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário