quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Lucas 12, 49-53 Jesus é sinal de contradição.
* 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra: e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo ser batizado com um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51 Vocês pensam que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu lhes digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas, e duas contra três. 53 Ficarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra.”
Comentário:
* 49-53: A missão de Jesus, desde o batismo até a cruz, é anunciar e tornar presente o Reino, entrando em choque com as concepções dominantes na sociedade. Por isso, é preciso tomar uma decisão diante de Jesus, e isso provoca divisões até mesmo no relacionamento familiar.
O Evangelho que hoje lemos é de difícil interpretação, pois apresenta contradições em relação à mensagem anterior de Jesus, que sempre promoveu a união, a paz e a misericórdia. Como, então, nos diz hoje que veio trazer a divisão e a destruição? O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo, que infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus. Mas seu projeto, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta, por isso não será aceito por todos, gerando divisão. Jesus mostra que o caminho do bem nem sempre é consensual. Nem todos são capazes de ver a verdade da fé, nem todos têm a coragem de aceitar o caminho da justiça, nem todos estão dispostos a mudar de vida radicalmente. Exatamente por isso o cristão enfrenta resistência e oposição. Mas não há outro caminho, a não ser esse, para alcançarmos a santidade, produzirmos frutos bons e recebermos a vida eterna.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário