domingo, 26 de outubro de 2025
Lucas 13, 10-17 O sábado foi feito para o homem.
* 10 Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. 11 Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12 Vendo-a, Jesus dirigiu-se a ela, e disse: “Mulher, você está livre da sua doença.” 13 Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14 O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Venham, então, nesses dias e sejam curados, e não em dia de sábado.” 15 O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16 Aqui está uma filha de Abraão que Satanás amarrou durante dezoito anos. Será que não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17 Essa resposta deixou confusos todos os inimigos de Jesus. E toda a multidão se alegrava com as maravilhas que Jesus fazia.
Comentário:
* 10-17: O dia de sábado é expressão máxima daquilo que Jesus realiza ao curar a mulher: a comemoração da pessoa libertada. O povo se enche de alegria ao ver como o dia santificado é sinal da vida que Deus dá aos homens, e não um dia de simples rituais obrigatórios pré-estabelecidos.
Continua a incompreensão dos chefes religiosos em relação a Jesus, que ensina na sinagoga e cura em dia de sábado. A mulher possuída simboliza o povo que vive há muito tempo sob o domínio da opressão (encurvada). Jesus, através da sua palavra e imposição das mãos, liberta a mulher de sua enfermidade. Desconforto para o chefe da sinagoga, símbolo dos poderosos e opressores, que não querem a libertação do povo e a transformação social. Jesus chama a estes de “hipócritas”, pois proferem belos discursos, mas, na prática, continuam alimentando o sistema injusto e excludente. Sentem-se envergonhados ao serem denunciados por Jesus, mas, mesmo assim, não se convertem, pois não conseguem desapegar-se da mentalidade egocêntrica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário