terça-feira, 28 de outubro de 2025
Lucas 13, 22-30 A salvação é para todos.
* 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: ‘Senhor, abre a porta para nós!’ E ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês’. 26 E vocês começarão a dizer: ‘Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!’ 27 Mas ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!’ 28 Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. 29 Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.”
Comentário:
* 22-30: Jesus não responde diretamente à pergunta. A salvação é universal, está aberta para todos, e não só para aqueles que conhecem a Jesus. A condição é entrar pela porta estreita, isto é, escolher o caminho de vida que cria a nova história.
A participação no Reino não é imediata. Não depende de um ingresso ou passagem, que muitos pensam adquirir ao serem batizados. No Evangelho de hoje, vemos que não basta ser batizado para entrar no Reino de Deus, mas é preciso crer verdadeiramente, demonstrar a fé através da prática da justiça e não se afastar de Deus. A participação no Reino exige esforço: “Esforcem-se para entrar pela porta estreita”. De fato, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos. Entre os “muitos” que não conseguirão podemos imaginar que estão os cristãos que odeiam o próximo, não vivem intensamente os sacramentos, ou negam a fé nas suas ações cotidianas. O Mestre pede que nos esforcemos, uma exigência que só é possível na medida em que permitirmos que o Espírito da Verdade aja em nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário