segunda-feira, 25 de maio de 2020

João 16, 29-33 A vitória sobre o mundo.


29 Os discípulos disseram: Agora estás falando claramente e sem comparações. 30 Agora sabemos que tu sabes todas as coisas, e que é inútil alguém te fazer perguntas. Agora sim, acreditamos que saíste de junto de Deus.” 31 Jesus disse: Agora vocês acreditam? 32 Vem a hora, e chegou, em que vocês se espalharão, cada um para o seu lado, e me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois o Pai está comigo. 33 Eu disse essas coisas, para que vocês tenham a minha paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo.”
Comentário:
Os discípulos manifestam a Jesus entusiasta declaração de fé: “Nós acreditamos que tu saíste de junto de Deus”. Jesus, porém, retruca-lhes mostrando que essa fé não tem base sólida: “Vem a hora, e já chegou, em que vocês… me deixarão sozinho”. Não basta uma fé superficial, fruto talvez de euforia ou emoção passageira. A fé em Jesus implica acompanhá-lo em todas as circunstâncias, também no caminho para a cruz. Os evangelhos comprovam que, no momento da Paixão, os discípulos se dispersaram “cada um para o seu lado”. Jesus não se sente só, porque o Pai está com ele. Não obstante o abandono dos discípulos, Jesus não os repreende; ao contrário, conforta-os diante das tribulações próprias da missão cristã: “Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem: Eu venci o mundo”.
Oração
Divino Salvador, teus discípulos dizem que acreditam em ti, mas sua fé é muito fraca. De fato, na hora da tua Paixão, eles vão se dispersar, cada um para o seu lado, e te deixarão só. Aumenta nossa fé, Senhor, e reforça nossa coragem para te seguir também no sofrimento e nas perseguições. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário