domingo, 31 de maio de 2020

João 20, 19-23 Jesus ressuscitado está vivo na comunidade.


* 19 Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês.” 20 Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.
21 Jesus disse de novo para eles: “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.” 22 Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: Recebam o Espírito Santo. 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.”
Comentário:
No mesmo dia da Páscoa, o Ressuscitado aparece aos apóstolos medrosos e lhes deseja a paz: “A paz esteja com vocês”. É o desejo de plenitude que o Mestre lhes oferece. É a primeira boa notícia que recebem e a dádiva por excelência que os auxilia na superação do medo. Após uma segunda saudação com o desejo da paz, os discípulos são convidados a dar continuidade à obra do Mestre; para isso são enviados. Em seguida, é soprado sobre eles o Espírito Santo: trata-se da certeza da presença do Ressuscitado e de sua força na missão dos seus. Com o sopro do Espírito, o Ressuscitado renova a ação de Deus criador, que deu vida ao ser humano. Ser humano criado para viver a paz, a reconciliação e a harmonia com os seus semelhantes. Com o sopro do Espírito, Jesus ressuscitado impele sua Igreja a sair de si, a não ficar trancada entre quatro paredes, mas se lançar ao mundo, superando o medo e o comodismo. Com a solenidade de Pentecostes, temos o nascimento da Igreja de Jesus.
Oração
Divino Mestre, conforme tua promessa, enviaste o Espírito Santo para o perdão dos pecados, que são obras injustas, contrárias ao teu Reino. Ó Jesus, ajuda-nos a reconhecer e a corrigir nossos pecados, a fim de reatar a comunhão contigo, com o Pai e com o Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário