* 1 “Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por
eles. Fazendo
assim,
vocês
não
terão
a recompensa
do Pai
de vocês
que
está
no céu.”
Relação com o próximo -*
2 “Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas
ruas,
para serem
elogiados
pelos homens.
Eu garanto
a vocês:
eles já
receberam
a recompensa.
3 Ao contrário,
quando
você
der
esmola,
que
a sua esquerda
não
saiba
o que
a sua direita
faz,
4 para que
a sua esmola
fique
escondida;
e seu Pai,
que
vê
o escondido,
recompensará
você.”
Relação com Deus -*
5 «Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas
esquinas,
para serem
vistos
pelos homens.
Eu garanto
a vocês:
eles já
receberam
a recompensa.
6 Ao contrário,
quando
você
rezar,
entre no seu quarto,
feche
a porta,
e reze
ao seu Pai
ocultamente;
e o seu Pai,
que
vê
o escondido,
recompensará
você.»
O “Pai
nosso”-*
7 “Quando
vocês
rezarem,
não
usem
muitas
palavras,
como fazem
os pagãos.
Eles pensam
que
serão
ouvidos
por causa
do seu palavreado.
Comentário
*
6,1: O
termo justiça se refere, aqui, a atitudes práticas em relação ao próximo
(esmola), a Deus (oração), e a si mesmo (jejum). Jesus não nega o valor dessas
práticas. Ele mostra como devem ser feitas para que se tornem autênticas.
*
2-4: A esmola é um gesto de
partilha, e deve ser o sinal da compaixão que busca a justiça, relativizando o
egoísmo da posse. Dar esmola para ser elogiado é servir a si mesmo e, portanto,
falsificá-la.
*
5-6: Na
oração, o homem se volta para Deus, reconhecendo-o como único absoluto, e reconhecendo
a si mesmo como criatura, relativizando a auto-suficiência. Por isso, rezar
para ser elogiado é colocar-se como centro, falsificando a oração.
*
7-15:
Mateus aproveita o tema da oração para inserir aqui o Pai-nosso (cf. Lc
11,1-4), contrapondo a oração cristã à oração dos fariseus e dos pagãos. O
Pai-nosso mostra a simplicidade e intimidade do homem com Deus. Na primeira
parte, pede-se que Deus manifeste o seu projeto de salvação; na segunda,
pede-se o essencial para que o homem possa viver segundo o projeto de Deus: pão
para o sustento, bom relacionamento com os irmãos e perseverança até o fim.
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