quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Mateus 11, 11-15 A missão de João Batista.
11 Eu garanto a vocês: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino do Céu sofre violência, e são os violentos que procuram tomá-lo. 13 De fato, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E se vocês o quiserem aceitar, João é Elias que devia vir. 15 Quem tem ouvidos, ouça.”
Comentário:
* 7-15: Nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Batista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não ao Novo Testamento, onde elas já se realizaram. O v. 12 é de difícil interpretação. Provavelmente, o evangelista quer mostrar que o Reino é vítima de violência, porque a velha estrutura injusta resiste para não ser destruída e reage violentamente. Essa violência dos que se opõem à vontade de Deus será experimentada pelo próprio Jesus em sua missão.
Elias foi um profeta que viveu no reino de Israel durante o reinado de Acabe, nove séculos antes de Cristo. Ele se retirou para o deserto e enfrentou o rei e sua corte, sendo considerado o primeiro dos profetas. Por ter uma conduta ascética e uma atividade semelhante à de Elias, João Batista é chamado o novo Elias, pois anuncia o mundo novo que será instaurado por Jesus Cristo. O próprio Jesus, primo de João, enaltece publicamente suas virtudes e sua grandeza, mas também afirma que João, assim como os profetas, pertence ao Antigo Testamento, e não ao Novo, no qual o reino se concretiza. Sua função é preparar os caminhos do Senhor. Preparar o coração do povo para o Messias que virá. Até mesmo o menor no Reino que há de vir é maior do que João, por isso devemos nos esforçar para merecer a participação nesse Reino que Cristo nos preparou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário