sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
João 20, 2-8 Jesus não está morto.
2 Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.”
3 Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos. Mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo. 5 Inclinando-se, viu os panos de linho no chão, mas não entrou. 6 Então Pedro, que vinha correndo atrás, chegou também e entrou no túmulo. Viu os panos de linho estendidos no chão 7 e o sudário que tinha sido usado para cobrir a cabeça de Jesus. Mas o sudário não estava com os panos de linho no chão; estava enrolado num lugar à parte.
8 Então o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também. Ele viu e acreditou.
Comentário:
* 1-10: A fé na ressurreição tem dois aspectos. O primeiro é negativo: Jesus não está morto. Ele não é falecido ilustre, ao qual se deve construir um monumento. O sepulcro vazio mostra que Jesus não ficou prisioneiro da morte. O segundo aspecto da ressurreição é positivo: Jesus está vivo, e o discípulo que o ama intui essa realidade.
Maria Madalena se dirige ao túmulo onde fora colocado o corpo de Jesus e constata que está vazio. Corre para anunciar aos discípulos que o morto não se encontra no túmulo. Ela é a primeira a reconhecer a ressurreição de Jesus e a primeira a anunciar a Boa-nova aos discípulos. Dois discípulos vão até o túmulo e constatam a veracidade dos fatos. Dois olhares diferentes: Pedro reconhece o fato, detém-se nos detalhes e não consegue ir além; ao passo que o discípulo amado viu e acreditou que o Mestre estava vivo. Seu amor pelo Mestre o impulsiona, por isso não se detém em pormenores insignificantes, mas vê mais longe e apressa o passo. São João evangelista é o discípulo amado, cuja memória celebramos hoje. O relato do Evangelho nos mostra a fé e o compromisso desse discípulo querido de Jesus. Ele é uma das primeiras testemunhas da ressurreição e comprometeu-se com a Boa-nova.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário