sábado, 15 de maio de 2021

Marcos 16, 15-20 Aparições de Jesus ressuscitado.

Jesus se manifestou aos onze discípulos 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

Comentário:

* 9-20: Este trecho difere muito do livro até aqui; por isso é considerado obra de outro autor. Os cristãos da primeira geração provavelmente quiseram completar o livro de Marcos com um resumo das aparições de Jesus e uma apresentação global da missão da Igreja. Parece que se inspiraram no último capítulo de Mateus (28,18-20), em Lucas (24,10-53), em João (20,11-23) e no início do livro dos Atos dos Apóstolos (1,4-14).

Embora seja acréscimo de retalhos tomados de outros escritos do Novo Testamento, o trecho conserva o pensamento de Marcos, isto é: os discípulos devem continuar a ação de Jesus.

Pela última vez, antes de voltar ao Pai, Jesus se manifesta aos discípulos. Seu breve discurso traz as marcas do envio. Palavras que vão ecoar para sempre na mente e no coração deles. O campo de missão é o mundo todo; a mensagem é o Evangelho; os sinais que vão acompanhar os missionários são de vários tipos. Tudo o que eles fizerem será em nome de Jesus. Trata-se de ação libertadora, que abarca não só a dimensão espiritual, mas tem consequências também para as estruturas sociais. Obedientes às ordens do Mestre, vão pelo mundo todo, proclamando a mensagem de Jesus a toda criatura. O livro dos Atos dos Apóstolos registra o grande dinamismo que os apóstolos imprimiram nos primeiros tempos do cristianismo. Sinais maravilhosos realizavam-se pelos apóstolos, sob a poderosa mão de Deus.

Oração
Ó Cristo glorioso, foste elevado para o céu e te encontras à direita de Deus. Deixaste na terra discípulos teus com a missão de anunciar a Boa-Nova a toda criatura. Em teu nome, vão realizar grandes prodígios. Assim, tua obra liberadora continua transformando o mundo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário