sábado, 1 de maio de 2021

João 15, 1-8 Quem está unido a Jesus produz frutos.

 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

Comentário:

* 1-6: A comunidade cristã não é uma instituição, mas uma participação na vida de Jesus. Unido a Jesus, cada membro é chamado a testemunhá-lo, colocando a comunidade em contínua expansão e crescimento.

* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.

Duas expressões dominam esta importante mensagem de Jesus: permanecer e dar fruto. O ramo que permanece unido ao tronco produz fruto. O discípulo que permanece unido a Jesus produz abundantes frutos em favor da sociedade. É o que Jesus espera de todos nós: “A glória de meu Pai se manifesta nisto: que vocês deem muitos frutos e se tornem meus discípulos”. Frutificar, então, quer dizer acreditar em Jesus e amar os irmãos. Fé e obras caminham juntas: “Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e na verdade” (1Jo 3,18). Busquemos, pois, todos os meios para permanecer unidos a Jesus – oração, vida sacramental, serviço generoso aos irmãos -, certos de que nosso testemunho de vida exercerá benéfica influência no ambiente em que vivemos.

Oração
Senhor Jesus, verdadeira videira, queremos permanecer intimamente unidos a ti para produzir muitos frutos. Estamos conscientes de que sem ti nada podemos fazer. Mas também temos a certeza de que contigo poderemos domesticar nosso coração e transformar a sociedade em que vivemos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário