domingo, 16 de maio de 2021

João 16, 29-33 A vitória sobre o mundo.

 29Os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

Comentário:

* 25-33: Jesus não engana seus seguidores: o futuro é tempo de testemunho em meio a lutas e perseguições. Mas é também tempo de confiança e paz, pois os cristãos podem contar com o amor do Pai. E desde já podem estar certos da vitória: Jesus já venceu todos os adversários. Para quem acredita em Jesus, a ordem social injusta, que condena o justo inocente, está condenada ao fracasso para sempre.

O texto de hoje apresenta os altos e baixos da comunidade joanina, que pode ser retrato de qualquer comunidade cristã. Os discípulos, sem muita convicção, declaram a fé em Jesus, saído de Deus e que tudo sabe. O Mestre não se ilude com as declarações da comunidade e prevê o abandono na hora do aperto. Nos momentos de glória de Jesus, é fácil estar ao lado dele, homem extraordinário que tudo sabe; mas nada fácil é aceitar o “Jesus da cruz”, da Sexta-feira Santa. De fato, na hora do julgamento e da condenação, poucos permaneceram com ele. O Mestre faz uma declaração muito importante: mesmo que os seus o abandonem, seu Pai jamais o abandonará. Esta deveria ser a certeza de todo fiel discípulo do Mestre: quando estamos com Jesus, estamos também com seu Pai, e Deus estará conosco, por isso nada temeremos, como diz o apóstolo Paulo.

Oração
Divino Salvador, teus discípulos dizem que acreditam em ti, mas sua fé é muito fraca. De fato, na hora da tua paixão, eles se dispersarão, cada um para o seu lado, e te deixarão só. Aumenta nossa fé, Senhor, e reforça nossa coragem para te seguirmos também no sofrimento e nas perseguições. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário