sábado, 6 de março de 2021

João 2, 13-25 O corpo de Jesus é o novo Templo.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

Jesus conhece o homem por dentro -* 23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

Comentário:

* 13-22: Para os judeus, o Templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. Aí se colocavam as ofertas e sacrifícios levados pelos judeus do mundo inteiro, e formavam verdadeiro tesouro, administrado pelos sacerdotes. A casa de oração se tornara lugar de comércio e poder, disfarçados em culto piedoso.

Expulsando os comerciantes, Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades religiosas. Predizendo a ruína do Templo, ele mostra que essa instituição religiosa já caducou. Doravante, o verdadeiro Templo é o corpo de Jesus, que morre e ressuscita. Deus não quer habitar em edifícios, mas no próprio homem.

* 23-25: Para acreditar em Jesus, não basta aceitá-lo como Messias nos moldes tradicionais, isto é, como um chefe que exerce função nacionalista através do poder e domínio. Acreditar em Jesus é aceitá-lo como o Messias que realiza o projeto de Deus e que dá sua própria vida, rompendo as muralhas de separação entre os homens. Jesus rejeita qualquer adesão que instrumentalize a sua ação em favor de interesses de grupo. Este trecho serve como introdução a todo o diálogo com Nicodemos (3,1-36).

O templo de Jerusalém era o centro religioso, político e social do país. Ora, Jesus vai até lá e se depara com um descarado e barulhento comércio nas suas dependências. O que era para ser “casa de oração” tinha virado uma “casa de negócios”. A reação instintiva de Jesus foi expulsar os comerciantes. Naturalmente seu gesto ousado lhe custou a vida, pois uma afronta desse calibre era considerada grave e seria castigada com a morte. Com a purificação do templo, as realidades antigas foram substituídas pelas novas. O templo antigo foi substituído pelo novo Templo, o corpo de Cristo. Por isso, Jesus se ergue como o único santuário válido daí em diante. A liturgia cristã o compreendeu e nos faz proclamar: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai Todo- Poderoso, toda honra e toda glória…”.

Oração
Senhor Jesus, não suportas que teu povo seja oprimido e explorado. Pior ainda quando a opressão se dá no recinto da casa de Deus. Ó Jesus, tu que conheces por dentro todo ser humano, converte nosso coração para ti e impulsiona-nos a promover os nossos semelhantes. Amém.

 

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