terça-feira, 9 de março de 2021

Mateus 5, 17-19 A lei e a justiça.

 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos céus”.

Comentário:

* 17-20: A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, isto sim, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas. Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.

Quem pensa que Jesus veio para acabar com leis e profetas está muito enganado. Ele mesmo afirma: “Eu não vim abolir a Lei ou os Profetas”. Lei representa os cinco primeiros livros da Bíblia (Pentateuco); Profetas engloba o conjunto dos profetas. Aqui “Lei e Profetas” pode ser entendido como o conjunto do Antigo Testamento. “Lei e Profetas” andam juntos e propõem justiça e vida. A intenção de Jesus não é abolir ou acabar com tudo o que foi dito no Antigo Testamento: ele veio complementar com a força do Espírito e aperfeiçoar aquilo que pode ser considerado superado. Só a lei do amor é permanente. Ambos, Antigo e Novo Testamento, formam uma unidade e apresentam o plano divino da salvação, a qual não se conquista pelo simples cumprimento de leis e normas. O Reino dos céus é um presente do amor misericordioso do Pai celeste.

Oração
Ó Jesus, fiel cumpridor dos planos do Pai, vieste não para abolir a Lei de Deus, mas para interpretá-la corretamente e cumpri-la de modo integral. Dá-nos a devida compreensão das Sagradas Escrituras e coração aberto para acolher e pôr em prática a vontade de Deus. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário