12 Com alegria, dêem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança
dos cristãos,
na luz.
Cristo é o único mediador -* 13 Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15*
Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito,
anterior a qualquer criatura; 16 porque nele foram criadas todas as coisas,
tanto as celestes como as terrestres, as visíveis como as invisíveis: tronos, soberanias, principados e autoridades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele existe
antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste. 18*
Ele é também a Cabeça do corpo, que é a Igreja. Ele é o Princípio, o primeiro daqueles que ressuscitam dos mortos, para em tudo ter a primazia.
19 Porque Deus, a Plenitude total, quis nele habitar, 20 para, por meio
dele,
reconciliar consigo todas as coisas, tanto as terrestres como as celestes,
estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.
Comentário:
* 9-12: Paulo pede o que é mais
necessário para a situação em que os colossenses estão vivendo. A vontade de
Deus se manifestou na vida e ação de Jesus Cristo, e o conhecimento dessa
vontade é a sabedoria que leva os cristãos a viver com discernimento crítico
diante das situações. Esse discernimento capacita-os, fortalecendo-os para
resistir ativamente ao que é possível enfrentar e, passivamente, ao que é
inevitável suportar.
* 13-20: Para animar os colossenses a
permanecerem firmes na fé, Paulo cita um hino cristão, provavelmente usado na
cerimônia batismal, que canta a grandeza de Cristo. Paulo se serve desse hino
para criticar qualquer doutrina que apresente como necessárias outras mediações
salvíficas, além da de Cristo. Cristo é o único mediador entre Deus e a
criação, e só ele, mediante a cruz, é capaz de reconciliar Deus com as
criaturas submetidas ao pecado.
13-14: A introdução ao hino mostra
como o pecado interferiu na criação, fazendo com que a obra de Cristo se
tornasse redentora mediante uma nova criação.
* 15-18: O Deus invisível e inatingível
se torna visível e acessível em Jesus, o Filho que se encarnou no mundo e na
história. Jesus é, portanto, o verdadeiro Adão (Gn 1,26s). Existindo antes de
qualquer criatura, ele se torna modelo, cabeça e único mediador do universo
criado. No hino primitivo, o termo “corpo” (v. 18) significava “universo”; com
o acréscimo da expressão “que é a Igreja”, passou a indicar a comunidade da
nova criação, da qual Cristo é a Cabeça.
* 18-20: Primeiro a ressuscitar dos
mortos, Cristo é o novo Adão, pois na nova criação ele é o Primogênito. Assim,
o poder vital de Deus se torna acessível aos homens por meio de Cristo,
reconduzindo a criação à paz. A pacificação do universo está na remissão dos
pecados realizada por Cristo na cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário