sexta-feira, 16 de maio de 2025
João 14, 7-14 Jesus é o caminho que leva ao Pai.
7 Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram.”
8 Filipe disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.” 9 Jesus respondeu: “Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. 11 Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. 12 Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. 13 O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.”
Comentário:
* 14,1-14: Jesus é o verdadeiro caminho para a vida. Através da encarnação, Deus, doador da vida, se manifesta inteiramente na pessoa e ação de Jesus. A comunidade que segue Jesus não caminha para o fracasso, pois a meta é a vida. Jesus não apresenta apenas uma utopia, mas convida a percorrer um caminho historicamente concreto. Inspirada nos sinais que Jesus realizou, a comunidade criará novos sinais dentro do mundo, abrindo espaços de esperança e vida fraterna.
O Pai e o Filho são um único e mesmo Deus, juntamente com o Espírito Santo. Quem crê no Filho, crê no Pai. Quem segue o Filho, segue o Pai. Através da sucinta explicação dada a Filipe, mergulhamos no mistério da Trindade e confirmamos uma vez mais que os que têm fé verdadeira são conduzidos a realizar grandes obras, a exemplo de Paulo e Barnabé, que evangelizaram muitas comunidades do Oriente e da Europa. Para entender melhor o mistério da Santíssima Trindade, podemos recorrer à imagem do trevo, usada por São Patrício para explicar tal mistério aos irlandeses no século IV. Quando olhamos para um trevo, vemos uma unidade harmônica muito grande entre três folhas distintas que compõem uma única flor. Essa imagem pode nos ajudar a entender que Jesus é Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo, como concluímos as orações litúrgicas.
João 14, 1-6 Jesus é o caminho que leva ao Pai.
-* 1 Jesus continuou dizendo: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 2 Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.” 5 Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?»”6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram.”
Comentário:
* 14,1-14: Jesus é o verdadeiro caminho para a vida. Através da encarnação, Deus, doador da vida, se manifesta inteiramente na pessoa e ação de Jesus. A comunidade que segue Jesus não caminha para o fracasso, pois a meta é a vida. Jesus não apresenta apenas uma utopia, mas convida a percorrer um caminho historicamente concreto. Inspirada nos sinais que Jesus realizou, a comunidade criará novos sinais dentro do mundo, abrindo espaços de esperança e vida fraterna.
No Evangelho de hoje, descobrimos uma das mais belas imagens que definem Jesus: ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. O caminho de vida, fechado a Adão, se abre novamente ao que crê em Jesus Cristo. Ele não é simplesmente um guia, não se limita a ensinar o caminho, mas ele é o próprio caminho que nos conduz a Deus. Ele é a verdade, pois constitui a plenitude da revelação. Ele é a vida, pois nos mostra que a morte não é um fim, mas a vida é eterna e se prolonga além da morte. Apesar de, em muitas passagens, lermos que Jesus (ou Deus, no Antigo Testamento) é a vida, é o caminho, é a verdade e assim por diante, em toda a Bíblia, esta é a única vez que esses três termos aparecem unidos. Isso dá ainda maior valor à afirmação de Jesus, devendo ser assimilado por nós, cristãos, hoje.
quarta-feira, 14 de maio de 2025
João 13, 16-20 Quem segue Jesus deve servir;
16 Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. 17 Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática.”
Jesus é traído por um discípulo -* 18 “Eu não falo de todos vocês. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come pão comigo, é o primeiro a me trair!’ 19 Digo isso agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, vocês acreditem que Eu Sou. 20 Eu garanto a vocês: quem recebe aquele que eu envio, está recebendo a mim, e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou.”
Comentário:
* 1-17: A morte de Jesus abre a passagem para o Pai, e testemunha o amor supremo que mostra o sentido de toda a sua vida. O gesto de Jesus é ensinamento: a autoridade só pode ser entendida como função de serviço aos outros. Pedro resiste, porque ainda acredita que a desigualdade é legítima e necessária, e não entende que o amor produz igualdade e fraternidade. Na comunidade cristã existe diferença de funções, mas todas elas devem concorrer para que o amor mútuo seja eficaz. Já não se justifica nenhum tipo de superioridade, mas somente a relação pessoal de irmãos e amigos.
* 18-30: A longa noite da paixão começa com a traição de Judas, símbolo da traição que pode estar presente dentro da própria comunidade cristã.
Em Antioquia, Paulo pronuncia seu primeiro sermão missionário na sinagoga. Faz um resumo da história da salvação, destacando a Aliança feita com o povo de Israel, a libertação do Egito, as profecias e o cumprimento da promessa em Jesus Cristo, o Filho que veio ao mundo para salvar Israel. Destaca que chegou um novo tempo, não mais de promessas, mas de realização e vida nova. Isso mostra a grande sintonia do passado com o presente, da fé dos antepassados com a fé dos cristãos, da história da salvação com a história humana. Ao aceitarmos Cristo, aceitamos o Pai que o enviou e atualizamos a história da salvação, tomando parte no Reino de Deus.
João 15, 9-17 O fruto do discípulo é o amor.
9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. 
12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.”
Comentário:
* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.
Conforme lemos nos Atos dos Apóstolos 1,15-26, Matias foi escolhido para fazer parte do grupo dos Doze, em substituição ao traidor Judas. Seu nome significa “dom de Deus” e foi seguidor de Jesus desde o início da sua missão, ao ser batizado no rio Jordão. Matias é exemplo concreto do que lemos no Evangelho da sua festa: ele guardou os mandamentos do Mestre e por isso permaneceu no seu amor. Permanecendo no seu amor, foi agraciado com a alegria plena, ou seja, a certeza da participação na glória de Deus. Também nós somos convidados a participar da mesma alegria, pois fomos escolhidos por Cristo para nos amarmos uns aos outros, assim como ele nos amou primeiro. Se aceitarmos esse convite, seremos dignos de ser chamados de amigos de Jesus e, quem sabe, ser incluídos entre os santos de Deus.
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Lucas 11, 27-28 A verdadeira felicidade.
Evangelho: Lucas 11,27-28
* 27 Enquanto Jesus dizia essas coisas, uma mulher levantou a voz no meio da multidão, e lhe disse: “Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram.” 28 Jesus respondeu: “Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.”
Comentário:
* 27-28: Acolher a palavra de Jesus é dom maior do que o simples fato de ser mãe dele.
O profeta exulta, dando graças por tudo o que o Senhor realiza em favor do seu povo. / Segundo Jesus, a bem-aventurança vai além do parentesco biológico. Consiste, antes, em ouvir a Palavra de Deus e praticá-la. A mãe de Jesus é modelo de mulher aberta ao mistério da vida; de quem crê e responde, com toda confiança, à palavra que Deus lhe dirigiu.
domingo, 11 de maio de 2025
João 10, 1-10 O povo conhece a voz de Jesus.
* 1 “Eu garanto a vocês: aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Mas aquele que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. 3 O porteiro abre a porta para ele, e as ovelhas ouvem a sua voz; ele chama cada uma de suas ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, ele caminha na frente delas; e as ovelhas o seguem porque conhecem a sua voz. 5 Elas nunca vão seguir um estranho; ao contrário, vão fugir dele, porque elas não conhecem a voz dos estranhos.” 6 Jesus contou-lhes essa parábola, mas eles não entenderam o que Jesus queria dizer.
Jesus é o único caminho -* 7 Jesus continuou dizendo: “Eu garanto a vocês: eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta. Quem entra por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
Comentário:
* 1-6: Nesta comparação, o curral representa a instituição que explora e domina o povo. Os ladrões e assaltantes são os dirigentes. Jesus mostra que sua mensagem é incompatível com qualquer instituição opressora e que sua missão é conduzir para fora da influência dela os que nele acreditam, a fim de formar uma comunidade que possa ter vida plena e liberdade.
* 7-21: O único meio de libertar-se de opressores ou de uma instituição opressora é comprometer-se com Jesus, pois ele é a única alternativa (a porta). Jesus é o modelo de pastor: ele não busca seus próprios interesses; ao contrário, ele dá a sua própria vida a todos aqueles que aceitam sua proposta. Jesus provoca divisão: para uns, suas palavras são loucura; para outros, sua ação é sinal de libertação. 
O Evangelho de hoje continua a refletir sobre o tema do pastoreio, enfatizado na liturgia de ontem. Jesus é a porta do curral, o único acesso ao Reino. Somente através dele nós saímos em segurança e chegamos ao Pai. Antes de Jesus, surgiram vários profetas, mas nenhum era o Messias, aquele que dá a vida em abundância. Também surgiram muitos falsos pastores, como ainda hoje existem na nossa sociedade. Não lhes demos ouvidos, pois temos o Deus verdadeiro ao nosso lado. Na vida nova, à qual todos somos chamados, não é feita distinção entre os que entram, mas por onde se entra. O Evangelho de hoje nos convida, portanto, a reconhecer a voz de Cristo que nos fala na sua Igreja.
sábado, 10 de maio de 2025
João 10, 27-30 As credenciais de Jesus são as suas obras.
27 Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu dou a elas vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. 29 O Pai, que tudo entregou a mim, é maior do que todos. Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. 30 O Pai e eu somos um.”
Comentário:
* 22-39: Jesus define sua condição de Messias, apresentando-se como o Filho de Deus. As provas de seu messianismo não são teorias jurídicas, mas fatos concretos: suas ações comprovam que é Deus quem age nele.
Encontramos, aqui, a essência da fé cristã: Jesus vem do Pai e volta ao Pai, e nos arrasta nesse movimento de ascensão. Então, podemos viver na confiança total em relação a Jesus, a quem expressamos nossas necessidades e súplicas: “O que vocês pedirem a meu Pai em meu nome, ele vai lhes dar”. A oração feita em nome de Jesus nasce de profunda intimidade com ele, com o Pai e com o Espírito Santo. O Espírito, de fato, é quem garante a eficácia de nossa oração, pois não sabemos o que pedir: “É o próprio Espírito que intercede com insistência por nós, com gemidos que não se exprimem” (Rm 8,26). Então, pedir o quê? Tudo o que contribui para a vida individual e comunitária do ser humano e para a comunicação dessa vida a outros.
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