sexta-feira, 16 de maio de 2025
João 14, 1-6 Jesus é o caminho que leva ao Pai.
-* 1 Jesus continuou dizendo: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 2 Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.” 5 Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?»”6 Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram.”
Comentário:
* 14,1-14: Jesus é o verdadeiro caminho para a vida. Através da encarnação, Deus, doador da vida, se manifesta inteiramente na pessoa e ação de Jesus. A comunidade que segue Jesus não caminha para o fracasso, pois a meta é a vida. Jesus não apresenta apenas uma utopia, mas convida a percorrer um caminho historicamente concreto. Inspirada nos sinais que Jesus realizou, a comunidade criará novos sinais dentro do mundo, abrindo espaços de esperança e vida fraterna.
No Evangelho de hoje, descobrimos uma das mais belas imagens que definem Jesus: ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. O caminho de vida, fechado a Adão, se abre novamente ao que crê em Jesus Cristo. Ele não é simplesmente um guia, não se limita a ensinar o caminho, mas ele é o próprio caminho que nos conduz a Deus. Ele é a verdade, pois constitui a plenitude da revelação. Ele é a vida, pois nos mostra que a morte não é um fim, mas a vida é eterna e se prolonga além da morte. Apesar de, em muitas passagens, lermos que Jesus (ou Deus, no Antigo Testamento) é a vida, é o caminho, é a verdade e assim por diante, em toda a Bíblia, esta é a única vez que esses três termos aparecem unidos. Isso dá ainda maior valor à afirmação de Jesus, devendo ser assimilado por nós, cristãos, hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário