* 4
Ajuntou-se uma grande
multidão, e de todas
as cidades as pessoas
iam até
Jesus. Então
ele contou esta parábola:
5 “O semeador
saiu para semear
a sua semente. Enquanto
semeava, uma parte
caiu à beira
do caminho; foi
pisada e os passarinhos foram,
e comeram tudo.
6 Outra
parte caiu
sobre pedras;
brotou e secou,
porque não
havia umidade.
7 Outra
parte caiu
no meio de espinhos;
os espinhos brotaram
junto, e a sufocaram.
8 Outra
parte caiu
em terra boa;
brotou e deu
fruto, cem
por um.” Dizendo
isso, Jesus
exclamou: “Quem
tem ouvidos
para ouvir, ouça.”
O
mistério da missão de Jesus
-* 9 Os discípulos perguntaram a Jesus
o significado dessa
parábola. 10 Jesus
respondeu: “A vocês
foi dado
conhecer os mistérios
do Reino de Deus.
Mas, aos outros
ele vem por meio
de parábolas, para que
olhando não
vejam, e ouvindo
não compreendam.”
Compreender
a Palavra nos conflitos -* 11 “A
parábola quer
dizer o seguinte:
a semente é a Palavra
de Deus. 12 Os que
estão à beira
do caminho são
aqueles que
ouviram; mas,
depois chega
o diabo, e tira
a Palavra do coração
deles, para que
não acreditem,
nem se salvem.
13 Os que
caíram sobre
a pedra são
aqueles que,
ouvindo, acolheram
com alegria a Palavra.
Mas eles não
têm raiz:
por um momento,
acreditam; mas
na hora da tentação
voltam atrás. 14 O que
caiu entre os espinhos
são aqueles
que ouvem,
mas, continuando a caminhar,
se afogam nas preocupações, na riqueza
e nos prazeres
da vida, e não
chegam a amadurecer. 15 O que
caiu em terra
boa são
aqueles que,
ouvindo de coração
bom e generoso,
conservam a Palavra,
e dão fruto
na perseverança.”
Comentário:
* 4-8:
Cf. nota em Mt 13,1-9. Uma colheita custosa -* 1 Naquele
dia, Jesus saiu
de casa, e foi sentar-se
às margens do mar
da Galiléia. 2 Numerosas
multidões se reuniram
em volta dele. Por isso,
Jesus entrou
numa barca e sentou-se,
enquanto a multidão
ficava de pé
na praia. 3 E Jesus
falou para eles muita
coisa com parábolas:
“O semeador saiu
para semear. 4 Enquanto
semeava, algumas
sementes caíram
à beira do caminho,
e os passarinhos foram
e as comeram. 5 Outras
sementes caíram
em terreno pedregoso,
onde não havia muita terra. As sementes
logo brotaram, porque
a terra não era profunda. 6 Porém,
o sol saiu, queimou
as plantas, e elas secaram,
porque não tinham
raiz. 7 Outras
sementes caíram
no meio dos espinhos,
e os espinhos cresceram
e sufocaram as plantas.
8 Outras sementes,
porém, caíram
em terra boa, e renderam
cem, sessenta e trinta
frutos por um. 9 Quem
tem ouvidos, ouça!»
* 13,1-9:
Cf. nota em Mc 4,1-9. Se o Reino já está aqui, por que existem fracassos e conflitos?
Jesus trouxe as sementes do Reino, e elas se espalharam pelo mundo. Mas,
assim como Jesus encontrou resistência no meio do seu próprio povo, do mesmo
modo pessoas e estruturas continuam impedindo a justiça do Reino de se
estabelecer entre os homens. Sem dúvida, haverá uma colheita, mas à custa de
muitas perdas, isto é, muitos procurarão sufocar as sementes do Reino, antes
que chegue a vitória final. Querer negar e fugir dessas dificuldades para a
implantação do Reino é não compreender o seu mistério.
* 9-10:
Cf. nota em Mc 4,10-12. O mistério da missão de Jesus -* 10 Quando
Jesus ficou
sozinho, os que estavam
com ele, junto com os Doze,
perguntaram o que significavam
as parábolas. 11 Jesus
disse para eles: “Para vocês,
foi dado o mistério
do Reino de Deus;
para os que estão fora
tudo acontece em parábolas,
12 para que olhem, mas não vejam,
escutem, mas não compreendam,
para que não se convertam
e não sejam perdoados.”
* 10-12:
As parábolas são histórias que ajudam a ler e compreender toda a missão
de Jesus. Mas é preciso “estar dentro”, isto é, seguir a Jesus, para perceber
que o Reino de Deus está se aproximando através de sua ação. Os que não
seguem a Jesus ficam “por fora”, e nada podem compreender.
* 11-15:
Cf. notas em Mc 4,13-20 e Mt 13,18-23.
Marcos
4, 13-20 Os homens diante da missão de Jesus -* 13 Jesus lhes perguntou:
“Vocês não
compreendem essa parábola?
Como então vão
compreender todas
as outras parábolas?
14
O semeador
semeia a Palavra.
15 Os que
estão à beira
do caminho são
aqueles nos quais
a Palavra foi
semeada; logo
que a ouvem,
chega Satanás
e tira a Palavra
que foi
semeada neles.
16 Do mesmo
modo, os que
recebem a semente
em terreno pedregoso,
são aqueles
que ouvem
a Palavra e a recebem
com alegria; 17 mas
eles não têm
raiz em si mesmos:
são inconstantes, e, quando chega
uma tribulação ou
perseguição por causa
da Palavra, eles logo
desistem. 18 Outros
recebem a semente
entre os espinhos:
são aqueles
que ouvem
a Palavra; 19 mas
surgem as preocupações do mundo,
a ilusão da riqueza
e todos os outros
desejos, que
sufocam a Palavra,
e ela fica sem
dar fruto.
20 Por fim,
aqueles que
receberam a semente
em terreno bom,
são os que
ouvem a Palavra,
a recebem e dão
fruto; um dá
trinta, outro
sessenta e outro
cem por um.”
* 13-20:
A explicação da parábola focaliza os vários
terrenos, mostrando o efeito que a missão de Jesus (contada pela palavra
do Evangelho) tem sobre os ouvintes ou leitores. Cada pessoa vê e entende a
partir do lugar que ocupa na sociedade e das dificuldades que encontra para se
comprometer com Jesus e para continuar a ação dele.
Mateus 13, 18-23 Compreender a Palavra nos
conflitos -* 18 “Ouçam, portanto,
o que a parábola
do semeador quer
dizer: 19 Todo
aquele que
ouve a Palavra
do Reino e não
a compreende, é como a semente
que caiu
à beira do caminho:
vem o Maligno
e rouba o que
foi semeado
no coração dele.
20 A semente
que caiu
em terreno pedregoso
é aquele que
ouve a Palavra,
e logo a recebe
com alegria. 21 Mas
ele não tem
raiz em si mesmo,
é inconstante: quando
chega uma tribulação ou
perseguição por causa
da Palavra, ele desiste
logo. 22 A semente
que caiu
no meio dos espinhos
é aquele que
ouve a Palavra,
mas a preocupação do mundo
e a ilusão da riqueza
sufocam a Palavra,
e ela fica sem
dar fruto.
23 A semente
que caiu
em terra boa
é aquele que
ouve a Palavra
e a compreende. Esse
com certeza produz
fruto. Um dá
cem, outro
sessenta e outro
trinta por um.”
* 18-23:
Os obstáculos para compreender a Palavra do Reino (= ensinamento de
Jesus) são: a alienação, que tira o poder de decisão humana; as perseguições
concretas que causam desânimo; as estruturas políticas e econômicas que
fascinam e seduzem. A compreensão da Palavra do Reino se realiza na
dramaticidade dos conflitos pessoais e sociais.