sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Mateus 2, 13-15.19-23 A nova história é um novo êxodo.



* 13 Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fiqueaté que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo.” 14 José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. 15 ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: “Do Egito chamei o meu filho.”
19 Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20 e lhe disse: “Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e volte para a terra de Israel, pois estão mortos aqueles que procuravam matar o menino.” 21 José levantou-se, pegou o menino e a mãe dele, e voltou para a terra de Israel. 22 Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judéia, como sucessor do seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para a região da Galiléia, 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno.”
Comentário:
* 13-23: O lugar da Terra Prometida tornou-se novo Egito, lugar de opressão. Mateus apresenta o significado da vida e ação de Jesus: ele será o novo Moisés. Vai liderar o processo de libertação das estruturas que oprimem e escravizam, simbolizadas pela Judéia e Jerusalém. A Galiléia, terra dos pagãos, será o ponto de partida para esse novo êxodo que Jesus realiza através do seu ensinamento e atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário