quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Lucas 7, 19-23 Jesus é o Messias esperado?



* 18 Os discípulos de João o puseram a par de todas essas coisas. Então João chamou dois de seus discípulos, 19 e os mandou perguntar ao Senhor: És tu aquele que de vir, ou devemos esperar outro?” 20 Eles foram a Jesus, e disseram: “ Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que de vir, ou devemos esperar outro?’ ” 21 Nessa mesma hora, Jesus curou muitas pessoas de suas doenças, males e espíritos maus, e fez muitos cegos recuperar a vista. 22 Depois respondeu: Voltem, e contem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Notícia é anunciada aos pobres. 23 E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
Comentário:
* 18-23: Cf. nota em Mt 11,1-6 Jesus é o Messias? -* 1 Quando Jesus terminou de dar essas instruções aos seus doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.
2 João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras do Messias, enviou a ele alguns discípulos, 3 para lhe perguntarem: És tu aquele que de vir, ou devemos esperar outro?” 4 Jesus respondeu: Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: 5 os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia. 6 E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
* 1-6: Será que Jesus é verdadeiramente o Messias esperado? A resposta não é dada em palavras, porque o messianismo não é simples idéia ou teoria. É uma atividade concreta que realiza o que se espera da era messiânica: a libertação dos pobres e oprimidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário