domingo, 14 de julho de 2013

Colossenses 1, 15-20 Cristo é o único mediador.

15*     Ele é a imagem do Deus invisível,

o Primogênito,

anterior a qualquer criatura;

16        porque nele foram criadas todas as coisas,

tanto as celestes como as terrestres,

as visíveis como as invisíveis:

tronos, soberanias, principados e autoridades.

Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17        Ele existe antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste.

18*     Ele é também a Cabeça do corpo, que é a Igreja.

Ele é o Princípio, o primeiro daqueles

que ressuscitam dos mortos,

para em tudo ter a primazia.

19        Porque Deus, a Plenitude total, quis nele habitar,

20        para, por meio dele,
reconciliar consigo todas as coisas,

tanto as terrestres como as celestes,

estabelecendo a paz

pelo seu sangue derramado na cruz.

Comentário:
* 13-20: Para animar os colossenses a permanecerem firmes na fé, Paulo cita um hino cristão, provavelmente usado na cerimônia batismal, que canta a grandeza de Cristo. Paulo se serve desse hino para criticar qualquer doutrina que apresente como necessárias outras mediações salvíficas, além da de Cristo. Cristo é o único mediador entre Deus e a criação, e só ele, mediante a cruz, é capaz de reconciliar Deus com as criaturas submetidas ao pecado.

* 15-18: O Deus invisível e inatingível se torna visível e acessível em Jesus, o Filho que se encarnou no mundo e na história. Jesus é, portanto, o verdadeiro Adão (Gn 1,26s). Existindo antes de qualquer criatura, ele se torna modelo, cabeça e único mediador do universo criado. No hino primitivo, o termo “corpo” (v. 18) significava “universo”; com o acréscimo da expressão “que é a Igreja”, passou a indicar a comunidade da nova criação, da qual Cristo é a Cabeça.
* 18-20: Primeiro a ressuscitar dos mortos, Cristo é o novo Adão, pois na nova criação ele é o Primogênito. Assim, o poder vital de Deus se torna acessível aos homens por meio de Cristo, reconduzindo a criação à paz. A pacificação do universo está na remissão dos pecados realizada por Cristo na cruz.

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