domingo, 19 de abril de 2009

1 João 5,1-12 A fé que vence o mundo.

1 Quem acredita que Jesus é o Messias, nasceu de Deus; e quem ama aquele que gerou, ama também aquele que por este foi gerado. 2 Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e cumprimos os seus mandamentos. 3 Porque amar a Deus significa observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4 porque todo aquele que nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 5 De fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus?
6 Este é aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.) E é o Espírito quem dá o testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7 Portanto, são três que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si. 9 Se aceitamos o testemunho dos homens, com maior razão aceitamos o testemunho de Deus. E o testemunho de que falamos é de Deus: ele deixou um testemunho do seu Filho.
10 Quem acredita no Filho de Deus, tem esse testemunho dentro de si mesmo. Quem não acredita em Deus, faz dele um mentiroso, porque não acredita no testemunho que ele deu em favor do seu Filho. 11 E o testemunho é este: Deus nos deu a Vida eterna, e esta Vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho, tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida.

Comentário:
1-12: Todos nós buscamos a plenitude da vida; mas, onde ela se encontra? A Bíblia nos responde: Deus é vida plena e, graças ao seu amor por nós, ele deu sua própria vida através de seu Filho encarnado. Os homens têm acesso à vida através da fé. E é a fé que acolhe o dom que Deus realiza em Jesus. É esta fé que faz experimentar desde já a vida eterna. Mas, o que é a fé? É o compromisso com o testemunho que Jesus deu desde o batismo (água) até a sua morte (sangue). E quem desperta esse compromisso é o Espírito, que nos faz recordar, compreender e viver esse testemunho de Jesus, que dissipa todo egoísmo, mentira e morte (vence o mundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário