quinta-feira, 18 de setembro de 2025
Lucas 8, 1-3 As mulheres servem a Jesus.
* 1 Depois disso, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios; 3 Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres, que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
Comentários:
*1-3: Jesus continua sua missão, e vai formando uma comunidade nova, a partir daqueles que são marginalizados pela sociedade do seu tempo, como eram as mulheres. Elas também são parte integrante do grupo que acompanha Jesus.
Lucas nos apresenta o nome de algumas mulheres que acompanhavam Jesus e o grupo dos Doze. Para a época, significou uma ruptura muito grande com a tradição rabínica, que não aceitava a presença de mulheres como discípulas. Por isso, esse relato tem um valor muito grande, mostrando a revolução apresentada por Jesus e a variedade de modelos de seguimento para todos os cristãos, valorizando e incentivando a presença e a atuação das mulheres ao longo do cristianismo. Infelizmente, parecemos ter regredido em relação às primeiras comunidades cristãs, nas quais as mulheres tinham grande protagonismo. A meditação deste trecho do Evangelho nos ajuda a refletir sobre o espaço que a mulher tem hoje na Igreja, um pouco ampliado com as iniciativas do papa Francisco, mas ainda muito limitado e aquém do que desejou nosso Senhor Jesus Cristo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário