sábado, 19 de julho de 2025
Lucas 10, 38-42 Ouvir a palavra de Jesus.
-* 38 Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. 40 Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!” 41 O Senhor, porém, respondeu: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; 42 porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.”
Comentário:
* 38-42: Mais importante do que fazer as coisas, é fazê-las de modo novo. Para isso, é preciso ouvir a palavra de Jesus, que mostra o que fazer e como fazer.
Na caminhada para Jerusalém, Jesus é recebido na casa de suas amigas Marta e Maria. Marta acolhe o Senhor com muito carinho e se preocupa em servi-lo, tarefa própria da mulher na cultura judaica. Maria se coloca à escuta da palavra do Mestre, algo que cabia aos homens. Cada uma delas se relaciona com ele de forma diferente: servindo-o ou escutando-o. Duas maneiras complementares, uma não exclui a outra. Cada uma encarna um modo de se relacionar com o Ressuscitado. Marta manifesta a alegria da presença do Mestre, servindo-o. A atitude de Maria quebra o sistema da época: não se permitia a uma mulher “estar aos pés” de um mestre para ouvi-lo e aprender. Jesus quebra o preconceito contra as mulheres: aceita Maria aos seus pés. A escuta da Palavra de Deus não tira as pessoas da ação, mas dá novo sentido ao fazer. Acolher a Palavra (contemplação) para pô-la em prática (ação). Em cada um de nós, existe um pouco de Marta e um pouco de Maria. Não somos somente Marta nem somente Maria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário