segunda-feira, 28 de julho de 2025
João 11, 19-27 Jesus é a ressurreição e a vida.
-* 19 Muitos judeus tinham ido à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi ao encontro dele. Maria, porém, ficou sentada em casa.
21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas ainda agora eu sei: tudo o que pedires a Deus, ele te dará.” 23 Jesus disse: “Seu irmão vai ressuscitar.” 24 Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.” 25 Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e acredita em mim, não morrerá para sempre. Você acredita nisso?” 27 Ela respondeu: “Sim, Senhor. Eu acredito que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir a este mundo.”
Comentário:
* 17-27: Jesus se apresenta como a ressurreição e a vida, mostrando que a morte é apenas uma necessidade física. Para a fé cristã a vida não é interrompida com a morte, mas caminha para a sua plenitude. A vida plena da ressurreição já está presente naqueles que pertencem à comunidade de Jesus.
No início de 2021, o papa Francisco instituiu a celebração dos santos irmãos Marta, Maria e Lázaro no Calendário Romano, considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe atenção dedicada e acreditando que ele é a ressurreição e a vida. Marta, Maria e Lázaro destacam-se na Bíblia pela amizade com o Mestre. Viviam em Betânia, povoado a cerca de três quilômetros de Jerusalém. Por ocasião da morte de Lázaro, é Marta que corre para Jesus e faz uma profunda profissão de fé na onipotência de Deus, na ressurreição dos mortos e na divindade de Cristo, descrita no Evangelho que hoje meditamos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário