domingo, 10 de novembro de 2024
Lucas 7, 1-6 Atitudes do discípulo.
-* 1 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos, mas, ai daquele que produz escândalos! 2 Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.
3 Prestem atenção! Se o seu irmão peca contra você, chame a atenção dele. Se ele se arrepender, perdoe. 4 Se ele pecar contra você sete vezes num só dia, e sete vezes vier a você, dizendo: ‘Estou arrependido’, você deve perdoá-lo.”
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6 O Senhor respondeu: “Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.
Comentário:
* 1-10: Lucas reúne aqui sentenças de Jesus sobre o escândalo, a correção fraterna, o perdão, o poder da fé e a necessidade de estar desinteressadamente a serviço de Deus. São atitudes fundamentais para a vida do discípulo de Jesus.
Três breves recados para a vida da comunidade cristã. Não escandalizar os “pequeninos”, isto é, os que têm uma fé ainda frágil. “Escândalo” é uma palavra grega que significa “cilada”, “armadilha” e, daí, “pedra de tropeço”. Provocar escândalo é criar divisão na comunidade, dar mau exemplo, desviar os outros do bom caminho. Uma referência, talvez, ao espírito de poder e de riqueza que se alastra entre os irmãos e irmãs, provocando, desse modo, o desânimo dos mais pobres. Jesus insiste sobre a necessidade de perdoar, sem cessar, o ofensor arrependido. Finalmente, convida-nos ao exercício da fé. Dom de Deus, a fé precisa ser posta em prática, com base no poder de Deus e sua providência amorosa em favor de seus filhos e filhas. A fé, por menor que seja, alcança resultados surpreendentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário