domingo, 16 de setembro de 2018

Marcos 8, 27-35 Jesus é o Messias.


* 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou a seus discípulos: Quem dizem os homens que eu sou?” 28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.” 29 Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias.” 30 Então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele.
31 Em seguida, Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias.” 32 E Jesus dizia isso abertamente. Então Pedro levou Jesus para um lado e começou a repreendê-lo. 33 Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: Fique longe de mim, satanás! Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens.”
O seguimento de Jesus -* 34 Então Jesus chamou a multidão e os discípulos. E disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la.
Comentário:
Chegamos ao centro do Evangelho de Marcos, que tem como um dos objetivos principais responder à questão: “Quem é Jesus?”. Depois de conviverem com o Mestre, seus seguidores são desafiados a manifestar sua fé em alguém que é mais que Elias ou João, mais que um simples profeta. Eles devem ir além da mentalidade do povo e manifestar se realmente compreenderam a identidade messiânica de Jesus. A resposta vem de Pedro, que responde em nome da comunidade: “Tu és o Messias”. A seguir, Jesus esclarece que seu messianismo não é nacionalista nem triunfalista; através do anúncio da morte e ressurreição, mostra que é um messias sofredor. Pedro reage, mas o Mestre os convida a seguir o mesmo caminho de renúncia e entrega. O seguimento de Cristo exige entrega total e renúncia a tudo o que é contrário ao seu projeto de vida. Jesus quer seguidores decididos e destemidos e de fé comprometida, pessoas que não fazem o jogo dos poderes deste mundo, que causam e sustentam a dominação e a injustiça, ao invés de propor vida digna para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário