20
Com efeito,
eu lhes garanto:
se a justiça de vocês
não superar
a dos doutores
da Lei e dos fariseus,
vocês não
entrarão no Reino
do Céu.”
Ofensa
e reconciliação -* 21 “Vocês ouviram
o que foi
dito aos antigos:
‘Não mate!
Quem matar
será condenado
pelo tribunal’. 22 Eu, porém,
lhes digo: todo
aquele que
fica com raiva
do seu irmão,
se torna réu
perante o tribunal.
Quem diz
ao seu irmão:
‘imbecil’, se torna
réu perante
o Sinédrio; quem
chama o irmão
de ‘idiota’, merece
o fogo do inferno.
23 Portanto,
se você for
até o altar
para levar a sua oferta,
e aí se lembrar
de que o seu irmão
tem alguma coisa
contra você,
24 deixe
a oferta aí diante
do altar, e vá
primeiro fazer
as pazes com seu irmão;
depois, volte
para apresentar a oferta.
25 Se alguém
fez alguma acusação
contra você,
procure logo
entrar em acordo
com ele, enquanto
estão a caminho
do tribunal; senão
o acusador entregará
você ao juiz,
o juiz o entregará
ao guarda, e você
irá para a prisão.
26 Eu garanto:
daí você
não sairá,
enquanto não
pagar até
o último centavo.”
Comentário
* 17-20: A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, isto sim, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas. Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.
* 17-20: A lei não deve ser observada simplesmente por ser lei, mas por aquilo que ela realiza de justiça. Cumprir a lei fielmente não significa subdividi-la em observâncias minuciosas, criando uma burocracia escravizante; significa, isto sim, buscar nela inspiração para a justiça e a misericórdia, a fim de que o homem tenha vida e relações mais fraternas. Em 5,21-48, Mateus apresenta cinco exemplos, para mostrar como é que uma lei deve ser entendida.
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