domingo, 14 de agosto de 2011

Romanos 11, 13-15.29-32 Israel e a salvação dos pagãos.

13 Portanto, digo a vocês, pagãos: como apóstolo dos pagãos, eu honro o meu ministério, 14 para ver se provoco o ciúme dos que pertencem à minha raça, e se consigo salvar alguns deles. 15 Pois se o fato de eles serem rejeitados trouxe a reconciliação do mundo, o efeito da reintegração deles será a ressurreição dos mortos.
29 porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 30 Vocês foram desobedientes a Deus, e agora, pela desobediência deles, vocês conseguiram misericórdia. 31 Do mesmo modo, também eles agora desobedeceram, a fim de que, pela misericórdia feita a vocês, eles consigam então a misericórdia para eles. 32 Deus encerrou todos na desobediência, para ser misericordioso com todos.
Comentário:
11-15: Mal acolhido por grande parte de Israel, o Evangelho pode ser anunciado aos pagãos, e assim a Igreja se liberta do regime judaico. Esse fato deveria provocar o ciúme de Israel e chamar a sua atenção para Cristo. Paulo espera e entrevê a conversão de Israel como uma ressurreição.
25-32: O povo de Israel não foi rejeitado para sempre, porque Deus não volta atrás em sua escolha. O futuro da salvação permanece aberto ao povo da promessa. Através de uma história misteriosa, o Senhor continua a guiá-lo, para mostrar a todos que ele salva porque ama, pois a sua misericórdia é dirigida a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário