domingo, 6 de março de 2011

Romanos 3, 21-25a.28 A justiça pela fé.

21 Agora, porém, independentemente da Lei, manifestou-se a justiça de Deus, testemunhada pela Lei e pelos Profetas. 22 É a justiça de Deus que se realiza através da fé em Jesus Cristo, para todos aqueles que acreditam. E não há distinção: 23 todos pecaram e estão privados da glória de Deus, 24 mas se tornam justos gratuitamente pela sua graça, mediante a libertação realizada por meio de Jesus Cristo. 25 Deus o destinou a ser vítima que, mediante seu próprio sangue, nos consegue o perdão, contanto que nós acreditemos.
Só a fé nos torna justos - 28 Pois, esta é a nossa tese: o homem se torna justo através da fé, independentemente da observância da Lei.
Comentário:
21-26: A força nova para superar a origem dos exageros e desvios é o projeto de Deus, testemunhado pelo Antigo Testamento (Lei e Profetas) e realizado em Jesus Cristo. Pela sua misericórdia e fidelidade, Deus liberta do pecado a todos os homens. E isso é dom gratuito, é anistia geral, que para se concretizar na vida dos homens espera apenas a resposta de fé.
27-31: Paulo nega a auto-suficiência do homem, que tem a pretensão de salvar a si próprio. A salvação é dom de Deus realizado por Jesus, e não fruto do esforço humano. A Lei agora se revela em sua verdadeira função: mostrar que todos são pecadores e necessitam da salvação gratuita, que só se realiza através da fé em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário