domingo, 13 de setembro de 2009

Tiago 2, 14-18 A fé se manifesta em atos concretos.

14 Meus irmãos, se alguém diz que tem , mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a poderá salvá-lo? 15 Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. 16 Então alguém de vocês diz para eles: “Vão em paz, se aqueçam e comam bastante”; no entanto, não lhes o necessário para o corpo. Que adianta isso? 17 Assim também é a : sem as obras, ela está completamente morta.
18
Alguém poderia dizer ainda: “Você tem a , e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua sem as obras, e eu, com as minhas obras, lhe mostrarei a minha .” 19 Você acredita que existe um só Deus? Muito bem! Só que os demônios também acreditam, e tremem! 20 Insensato, quer ver como a sem as obras não tem valor? 21 Quando nosso pai Abraão ofereceu o filho Isaac sobre o altar, não foi pelas obras que ele se tornou justo? 22 Vocês podem perceber que a cooperou com as obras dele, e que pelas obras essa se tornou perfeita. 23 E assim se cumpriu a Escritura que diz: “Abraão acreditou em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.” E Abraão foi chamado amigo de Deus.
24 Como
vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela . 25 Do mesmo modo, a prostituta Raab: ao dar hospitalidade aos mensageiros e ao fazê-los voltar por outro caminho, não foi ela justificada pelas suas obras?
26 De
fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a : sem as obras ela é cadáver.
Comentário:
14-26: O único meio de salvação é a fé, a adesão a Jesus Cristo. Essa fé, porém, não é coisa teórica ou mero sentimento interior; é o compromisso que se manifesta concretamente em atos e fatos visíveis (cf. Mt 7,21). Tiago toma dois exemplos do Antigo Testamento, que podem ser comparados com Hb 11,31 e, principalmente, com Rm 4 e Gl 3. Aparentemente, Tiago e Paulo tiram conclusões opostas, ao usar o mesmo exemplo. Notemos, porém: Paulo diz que Abraão se tornou justo por meio da fé, e não mediante a prática da Lei. Tiago diz mais: a fé que justificou Abraão é uma realidade que se traduz na prática de atos concretos. Ao falar de prática da Lei, Paulo afirma que nenhuma observância de regras pode levar à salvação, e que a fé é o princípio de toda a vida cristã. Tiago, por sua vez, salienta que a fé se traduz no amor, e este realiza atos concretos. Paulo diz a mesma coisa: “fé age por meio do amor” (Gl 5,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário