quarta-feira, 30 de abril de 2025

João 3, 31-36 O Pai entregou tudo a Jesus.

* 31 “Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do céu, 32 dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33 E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro. 34 De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35 O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. 36 Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.” Comentário: * 31-36: Jesus veio de junto do Pai, e só ele revela o verdadeiro Deus que dá vida aos homens. Quem não aceita o testemunho de Jesus, acaba servindo os ídolos do mundo e correndo para a morte. Os apóstolos, testemunhas do Ressuscitado, voltaram destemidos ao templo, anunciando: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”. / Jesus se apresenta como aquele que Deus enviou. Ele nos revela o Pai, o qual nos dá o Espírito sem medida. Cabe a cada pessoa decidir-se, ou não, pela fé.

Mateus 13, 54-58 Jesus é rejeitado como os profetas.

-* 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, saiu desse lugar, 54 e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: “De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? 55 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?” 57 E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.” 58 E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. Comentário: * 53-58: Cf. nota em Mc 6,1-6. Os conterrâneos de Jesus colocam a questão sobre a origem da autoridade dele, admirados de seu ensinamento e poderes milagrosos. É impossível que Jesus, sendo um deles, tenha a autoridade de Deus. Por isso, eles o rejeitam. Essa rejeição não é acidental: é apenas mais uma prova de que Jesus é o enviado de Deus. De fato, todos os profetas do Antigo Testamento também foram rejeitados. Apesar de ser uma memória facultativa, a liturgia reserva a São José Operário um Evangelho próprio, fazendo compreender ainda melhor o valor do pai adotivo de Jesus e esposo de Maria, cuja característica mais conhecida, além de ser um “homem justo”, era sua profissão: carpinteiro. Com o objetivo de dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão ao trabalho, o papa Pio XII instituiu, em 1955, a memória litúrgica que hoje celebramos. Inseriu-a no contexto da festa dos trabalhadores, universalmente comemorada em 1º de maio, reconhecendo a dignidade do trabalho humano como dever e aperfeiçoamento do ser humano, exercício benéfico de seu domínio sobre o mundo criado, serviço à comunidade, prolongamento da obra do Criador e contribuição ao plano da salvação. No ano 2020, por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro da Igreja universal, o papa Francisco dedicou a ele uma bela carta apostólica intitulada Patris Corde (“Com coração de pai”).

João 3, 16-21 Jesus provoca decisão.

-* 16 “Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. 19 O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam desmascaradas. 21 Mas, quem age conforme à verdade, se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.” Comentário: * 16-21: Deus não quer que os homens se percam, nem sente prazer em condená-los. Ele manifesta todo o seu amor através de Jesus, para salvar e dar a vida a todos. Mas a presença de Jesus é incômoda, pois coloca o mundo dos homens em julgamento, provocando divisão e conflito, e exigindo decisão. De um lado, os que acreditam em Jesus e vivem o amor, continuando a palavra e a ação dele em favor da vida. De outro lado, os que não acreditam nele e não vivem o amor, mas permanecem fechados em seus próprios interesses e egoísmo, que geram opressão e exploração; por isso estes sempre escondem suas verdadeiras intenções: não se aproximam da luz. Todos nós já fizemos a experiência de entrar num espaço cheio de luz, depois de sair de um lugar escuro. A sensação de desconforto para a vista, causada pelo contraste, instiga-nos a voltar para a escuridão. Essa imagem serve, por analogia, para explicar a luminosidade da mensagem de Cristo num mundo escurecido pelo formalismo da Lei. Jesus Cristo é a luz do mundo. Ele é o Filho unigênito enviado para nossa salvação. Muitos, porém, não aceitam essa verdade e optam por permanecer nas trevas. É dever de todos os cristãos hoje, a exemplo dos apóstolos, anunciar as maravilhas de Cristo, a fim de que mais pessoas creiam e sejam salvas. Os apóstolos não temiam as autoridades, nem a prisão, nem mesmo a morte. Queriam apenas que a verdade de Cristo iluminasse o mundo. Confiando em Deus, seguiremos esses mesmos passos e colheremos os mesmos frutos.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

João 3, 7-15 A fé é o nascimento para a vida nova.

7 Não se espante se eu digo que é preciso vocês nascerem do alto. 8 O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito.” A vida nova vem de Jesus -* 9 Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10 Jesus respondeu: “Você é o mestre em Israel e não sabe essas coisas? 11 Eu garanto a você: nós falamos aquilo que sabemos, e damos testemunho daquilo que vimos, mas, apesar disso, vocês não aceitam o nosso testemunho. 12 Se vocês não acreditam quando eu falo sobre as coisas da terra, como poderão acreditar quando eu lhes falar das coisas do céu? 13 Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. 14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 15 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.” Comentário: * 1-8: Ter fé em Jesus não é só admirar o que ele diz e faz. É entrega para o compromisso total com Jesus, o que exige transformação profunda, um novo nascimento. Isso implica não apegar-se a esquemas e estruturas estabelecidas, mas relativizá-las, a fim de estar sempre aberto para a novidade de Deus. Quem se converte é guiado pelo Espírito de Deus e se torna imprevisível para os homens. Essa liberdade da fé cristã é celebrada eficazmente através de rito significativo: o batismo. * 9-15: A grande novidade que Deus tem para os homens está em Jesus, que vai revelar na cruz a vida nova. Aí ele demonstra o maior ato de amor: a doação de sua própria vida em favor dos homens. Como fazemos parte de uma sociedade que deseja perpetuar, a todo custo, a juventude, quando ouvimos a expressão “nascer de novo” poderíamos pensar na publicidade de uma nova técnica de rejuvenescimento. Porém, Cristo nos fala de algo muito mais profundo do que manter a aparência; ele fala de uma vida nova gerada na força do Espírito. Vida nova que acontece numa comunidade, a comunidade eclesial. Pelo batismo, tornamo-nos novas criaturas no seio da Igreja, pela qual somos convidados a ser construtores de uma nova ordem social, simbolicamente descrita nos Atos dos Apóstolos.

domingo, 27 de abril de 2025

João 3, 1-8 O nome de Jesus liberta.

* 1 Pedro e João iam subindo ao Templo para a oração das três horas da tarde, 2 quando viram trazer um homem, coxo de nascença. Costumavam colocá-lo todos os dias na porta do Templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam no Templo. 3 Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4 Pedro e João olharam bem para o homem. E Pedro disse: “Olhe para nós.” 5 O homem olhou os dois com atenção, esperando receber alguma coisa. 6 Então Pedro disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu lhe dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareu, levante-se e comece a andar!” 7 Depois Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. Na mesma hora, os pés e tornozelos do homem ficaram firmes. 8 Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. Comentário: * 1-10: O episódio, com suas consequências, lembra a cura do cego de nascença (cf. Jo 9). Pedro e João personificam a Igreja, através da qual Jesus continua presente e atuante. O aleijado encarna a situação do povo fraco e dependente. A riqueza (ouro e prata) não liberta; ao contrário, produz sempre novas formas de submissão e opressão. Só o nome de Jesus é capaz de libertar o povo, fazendo-o levantar-se e caminhar. O batismo marca o nosso nascimento para uma vida nova, vida orientada para Deus e que tem o Reino como destino final. É o próprio Espírito Santo que age no batismo e nos reveste, gerando nova criatura. Mas essa vida nova é exigente, pede-nos um compromisso total de vida que muitas vezes não é entendido pelos que não creem. A perseguição aos discípulos, de ontem e de hoje, é prova da dificuldade dessa vida nova. Um detalhe curioso do Evangelho de hoje é a indicação de que Nicodemos procura Jesus “de noite”. Em João, a noite tem valor simbólico, pois esse Evangelho está todo centrado na oposição entre trevas e luz. Cristo é a luz verdadeira que ilumina a noite, ilumina Nicodemos e, hoje, ilumina cada um de nós.

sábado, 26 de abril de 2025

João 20, 19-31 Jesus ressuscitado está vivo na comunidade.

* 19 Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês.” 20 Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. 21 Jesus disse de novo para eles: “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.” 22 Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.” A comunidade é testemunha de Jesus ressuscitado -* 24 Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos disseram para ele: “Nós vimos o Senhor.” Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.” 26 Uma semana depois, os discípulos estavam reunidos de novo. Dessa vez, Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês.” 27 Depois disse a Tomé: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé.” 28 Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto.” Para que João escreveu este evangelho? -* 30 Jesus realizou diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, acreditando, vocês tenham a vida em seu nome. Comentário: * 19-23: O medo impede o anúncio e o testemunho. Jesus liberta do medo, mostrando que o amor doado até à morte é sinal de vitória e alegria. Depois, convoca seus seguidores para a missão no meio do mundo, infunde neles o Espírito da vida nova e mostra-lhes o objetivo da missão: continuar a atividade dele, provocando o julgamento. De fato, a aceitação ou recusa do amor de Deus, trazido por Jesus, é o critério de discernimento que leva o homem a tomar consciência da sentença que cada um atrai para si próprio: sentença de libertação ou de condenação. * 24-29: Tomé simboliza aqueles que não acreditam no testemunho da comunidade e exigem uma experiência particular para acreditar. Jesus, porém, se revela a Tomé dentro da comunidade. Todas as gerações do futuro acreditarão em Jesus vivo e ressuscitado através do testemunho da comunidade cristã. * 30-31: O autor conclui o relato da vida de Jesus, chamando a atenção para o conteúdo e a finalidade do seu evangelho, que contém apenas alguns dos muitos sinais realizados por Jesus. E estes aqui foram narrados para despertar o compromisso da fé que leva a experimentar a vida trazida por Jesus. Ao anoitecer do primeiro dia da semana, as portas estão trancadas por medo. O Ressuscitado entra para tirar as dúvidas dos discípulos e proclama a paz a toda a comunidade. Com a ressurreição de Jesus, acontece nova criação, nova era da humanidade. A nova realidade que o Ressuscitado propõe é uma comunidade que vive a paz, supera o medo, busca a reconciliação, não se fecha em si mesma, mas é uma comunidade em saída, como tanto insiste o papa Francisco. Nesse primeiro encontro com o Ressuscitado, Tomé não está presente. Oito dias depois, novamente o Ressuscitado se faz presente no meio da comunidade reunida. Tomé aí se encontra. É censurado por não crer na palavra dos colegas. Por outro lado, Tomé proclama uma bonita profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus proclama felizes os que acreditam sem ter visto. É o nosso caso. Jesus já não se encontra fisicamente entre nós, mas acreditamos na sua Palavra, em suas mensagens e em seus gestos transmitidos pelos Evangelhos.

Apocalipse 1, 9-13.17-19 Jesus está vivo e presente.

-* 9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês neste tempo de tribulação, na realeza e na perseverança em Jesus, eu estava exilado na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 No dia do Senhor, o Espírito tomou conta de mim. E atrás de mim ouvi uma voz forte como trombeta, que dizia: 11 “Escreva num livro tudo o que você está vendo. Depois mande para as sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.” 12* Virei-me para ver a voz que me falava. E vi sete candelabros de ouro. 13 No meio dos candelabros estava alguém: parecia um filho de Homem, vestido de longa túnica; no peito, um cinto de ouro; 17* Quando o vi, caí como morto a seus pés. Ele colocou a mão direita sobre mim e me encorajou: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. 18 Sou o Vivente. Estive morto, mas estou vivo para sempre. Tenho as chaves da morte e da morada dos mortos. 19 Escreva o que você viu: tanto as coisas presentes como as que devem acontecer depois delas. Comentário: * 9-11: Esta primeira visão é o motor de tudo o que virá a seguir. A situação de João mostra que os cristãos, por darem testemunho, sofrem perseguição (tribulação), mas já participam da vitória do Ressuscitado (realeza) e, por isso, perseveram na fé e no testemunho. No domingo (dia do Senhor), as comunidades celebram a ressurreição de Jesus, com a qual se iniciam na história o julgamento e a instauração do Reino, que trazem justiça e vida para os homens. * 12-16: João vê Jesus presente e agindo dentro da vida das comunidades (candelabros, cf. v. 20), que irradiam para todo o mundo a presença de Cristo ressuscitado. Ele é o Filho do Homem, o enviado de Deus para realizar o julgamento e instaurar o Reino (cf. Dn 7,13). Jesus é o único mediador entre Deus e as comunidades: é sacerdote (túnica), rei (cinto de ouro), divino (cabelos brancos), tem a ciência de Deus para penetrar tudo (olhos de fogo), é firme (pés de bronze) e poderoso (voz como as águas). As sete estrelas são os chefes (anjos) das comunidades, a espada com dois cortes é o Evangelho que julga a Igreja e o mundo. O rosto brilhante como sol relembra a transfiguração (cf. Mt 17,2). * 17-20: João personifica as comunidades com medo das perseguições (como morto). Mas o Ressuscitado, presente na Igreja, traz tranquilidade e segurança, porque é o Senhor da história (Primeiro e Último) e o Senhor da vida (tem as chaves da morte e da morada dos mortos). A missão de João é escrever o livro do Apocalipse para toda a Igreja. As coisas presentes são as sete cartas para as igrejas, convidando-as à conversão (caps. 2-3); as coisas que devem acontecer depois delas estão na segunda parte do livro, mostrando o testemunho da Igreja no mundo (caps. 4-22).