sábado, 20 de dezembro de 2025

Mateus 1, 18-24 O começo de uma nova história.

* 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.” 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 “Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.” 24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, Comentário: * 18-25: Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados). Os Evangelhos falam pouco de Maria, menos ainda de José. No Evangelho deste domingo, porém, José tem sua presença marcante, com sua atitude justa e silenciosa. Diante das dúvidas sobre o que está acontecendo com Maria, o anjo esclarece a José os planos divinos a respeito dela: Deus deseja intervir na história humana. José soube ver além das estritas normas estabelecidas, por isso, ele acolhe sua esposa e não a denuncia nem a abandona. Graças ao “sim” de Maria e à compreensão e aceitação de José, Deus oferece à humanidade seu próprio Filho. Jesus é a encarnação de Deus que veio trazer o amor e a salvação à humanidade. Ele é o Emanuel, o Deus sempre conosco, início e fim do Evangelho de Mateus. Com o quarto domingo do Advento, chegamos às portas do Natal. Procuremos dar destaque ao nascimento da criança e não nos preocupemos muito com as comemorações comerciais. A exemplo de Maria e José, busquemos compreender a vontade de Deus a respeito de cada um de nós.

Romanos 1, 1-7 Endereço e saudação.

* 1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, 2 que por Deus foi prometido através dos seus profetas nas Santas Escrituras. 3 Esse Evangelho se refere ao Filho de Deus que, como homem, foi descendente de Davi, 4 e, segundo o Espírito Santo, foi constituído Filho de Deus com poder, através da ressurreição dos mortos: Jesus Cristo nosso Senhor. 5 Através de Jesus, recebemos a graça de ser apóstolo, a fim de conduzir todos os povos pagãos à obediência da fé, para a glória do seu nome. 6 Entre eles, estão também vocês, chamados por Jesus Cristo. 7 Escrevo a todos vocês que estão em Roma e que são amados por Deus e chamados à santidade. Que a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Comentário: * 1-7: Paulo ainda não conhece os cristãos de Roma. Por isso, apresenta-se com todos os seus títulos: servo, apóstolo e escolhido. Sua missão é anunciar o Evangelho, isto é, a Boa Notícia que Deus revela ao mundo, enviando Jesus Cristo para libertar os homens e instaurar o seu Reino. O centro desse Evangelho é, portanto, a pessoa de Jesus na sua vida terrena, morte e ressurreição, que o constituem Senhor do mundo e da história. A originalidade da missão de Paulo é conduzir os pagãos à obediência da fé, ou seja, a uma submissão livre, que os faz viver de acordo com a vontade de Deus, manifestada em Jesus Cristo.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Lucas 1, 26-38 O Messias vai chegar.

* 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!” 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.” 34 Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.” 38 Maria disse: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” E o anjo a deixou. Comentário: * 26-38: Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José indica que o nascimento do Messias é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova. Ao conceber o Filho de Deus, a Virgem Maria possibilita a concretização de todas as promessas feitas através dos anjos e profetas. Torna-se um instrumento essencial para a ação e manifestação de Deus, para ele mostrar seu poder salvífico. A encarnação do Verbo é o maior sinal do amor de Deus pela humanidade. Ele envia seu próprio Filho ao mundo a fim de concretizar a nova criação, em que a humanidade é tocada pela divindade, tornando o ser humano plenamente sua imagem e semelhança.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Lucas 1, 5-25 Deus ouve o pedido dos pobres.

-* 5 No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Era do grupo de Abias. Sua esposa se chamava Isabel, e era descendente de Aarão. 6 Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8 Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo, pois era a vez do seu grupo realizar as cerimônias. 9 Conforme o costume do serviço sacerdotal, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10 Na hora do incenso, toda a assembleia do povo estava rezando no lado de fora. 11 Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. Estava de pé, à direita do altar do incenso. 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e cheio de medo. 13 Mas o anjo disse: “Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. 14 Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. 16 Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17 Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.” 18 Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada.” 19 O anjo respondeu: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e ele me mandou dar esta boa notícia para você. 20 Eis que você vai ficar mudo, e não poderá falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque você não acreditou nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo.” 21 O povo ficou esperando Zacarias, e estava admirado com a sua demora no Santuário. 22 Quando saiu, não podia falar, e eles compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais, e continuava mudo. 23 Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24 Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e se escondeu durante cinco meses. 25 Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!” Comentário: * 5-25: A esterilidade e velhice marcam a vida desse casal justo, e o tornam objeto de humilhação pública. Zacarias e Isabel representam a comunidade dos pobres e oprimidos, que dependem de Deus. Deus se volta para esses pobres: deles nascerá João, o último profeta da antiga Aliança. João abrirá o caminho para a chegada do Messias, que iniciará a história da libertação dos pobres (cf. nota em Ml 3,22-24). Na cultura semita, os filhos são sinais da bênção de Deus. Ser estéril e não deixar descendentes é motivo de vergonha, algo visto como um castigo de Deus. Zacarias está preso a essa visão limitada e, por isso, duvida do anjo. Mas Deus mostra que é superior a qualquer fraqueza ou limitação humana e concede um filho a Isabel e Zacarias, a exemplo do que já havia feito várias vezes no passado, por exemplo, com o famoso Sansão. Nada para Deus é impossível, e todas as suas ações fazem parte do seu plano de salvação. João, que significa “Deus se compadece”, irá preparar os caminhos do Senhor. O Evangelho de hoje mostra como o Senhor vai tecendo a história da salvação da humanidade com a colaboração de pessoas humildes, porém dispostas a fazer a vontade dele.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Mateus 1, 18-24 O começo de uma nova história.

* 18 A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. 20 Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.” 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 «Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.” 24 Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, Comentário: * 18-25: Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados). A liturgia nos apresenta hoje a anunciação a José, bem menos conhecida e divulgada do que a anunciação a Maria. O Evangelho nos descreve também como foi o anúncio do anjo a José: por meio de um sonho. É o primeiro dos quatro sonhos de José narrados na Bíblia e tem um significado muito profundo, pois indica que também José deu o seu “sim” a Deus, compreendendo e aceitando a missão de ser o pai adotivo do Filho de Deus encarnado. O esposo de Maria agiu com muita coragem, pois compreendeu, desde o início, que aquela gravidez era especial e transformaria a humanidade, mas, ao mesmo tempo, traria muitos perigos e perseguições. Sua missão, ao lado de Maria, é essencial para o cumprimento da promessa e para “Deus permanecer conosco”.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Mateus 1, 1-17 Jesus, o Messias, realiza as promessas de Deus.

* 1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão foi o pai de Isaac; Isaac foi o pai de Jacó; 3 Jacó foi o pai de Judá e de seus irmãos. Judá, com Tamar, foi o pai de Farés e Zara; Farés foi o pai de Esrom; Esrom foi o pai de Aram. 4 Aram foi o pai de Aminadab; Aminadab foi o pai de Naasson; Naasson foi o pai de Salmon. 5 Salmon, com Raab, foi o pai de Booz; Booz, com Rute, foi o pai de Jobed; Jobed foi o pai de Jessé; 6 Jessé foi o pai de Davi. Davi, com aquela que foi mulher de Urias, foi o pai de Salomão. 7 Salomão foi o pai de Roboão; Roboão foi o pai de Abias; Abias foi o pai de Asa. 8 Asa foi o pai de Josafá; Josafá foi o pai de Jorão; Jorão foi o pai de Ozias. 9 Ozias foi o pai de Joatão; Joatão foi o pai de Acaz; Acaz foi o pai de Ezequias. 10 Ezequias foi o pai de Manassés; Manassés foi o pai de Amon; Amon foi o pai de Josias. 11 Josias foi o pai de Jeconias e de seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias foi o pai de Salatiel; Salatiel foi o pai de Zorobabel. 13 Zorobabel foi o pai de Abiud; Abiud foi o pai de Eliaquim; Eliaquim foi o pai de Azor. 14 Azor foi o pai de Sadoc; Sadoc foi o pai de Aquim; Aquim foi o pai de Eliud. 15 Eliud foi o pai de Eleazar; Eleazar foi o pai de Matã; Matã foi o pai de Jacó. 16 Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. 17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações. Comentário: * 1-17: Em Jesus, continua e chega ao ápice toda a história de Israel. Sua árvore genealógica apresenta-o como descendente direto de Davi e Abraão. Como filho de Davi, Jesus é o Rei-Messias que vai instaurar o Reino prometido. Como filho de Abraão, ele estenderá o Reino a todos os homens, através da presença e ação da Igreja. Na genealogia de Jesus, vemos uma síntese da história da salvação, com momentos cruciais, como o exílio na Babilônia, e momentos de glória, como Abraão e Davi. Mais do que fazer um resgate histórico, temos nesse relato um sentido simbólico: toda a história converge para Jesus. Cada nome citado nessa lista evoca uma história de esperança e dor que prepara a chegada do Messias. Da boca de Jacó vem a bênção sobre seus doze filhos, especialmente sobre Judá, de cuja descendência sairá o rei Davi e o Rei do Universo, Jesus Cristo, que instaurará definitivamente o Reino de Deus. Jesus é o Messias, descendente de Davi e herdeiro da bênção de Abraão. Ele é a esperança, o sonho e a realidade de Israel.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Mateus 21, 28-32 Os dois filhos.

* 28 “O que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi ao mais velho, e disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. 29 O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois arrependeu-se, e foi. 30 O pai dirigiu-se ao outro filho, e disse a mesma coisa. Esse respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O filho mais velho.” Então Jesus lhes disse: “Pois eu garanto a vocês: os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vocês no Reino do Céu. 32 Porque João veio até vocês para mostrar o caminho da justiça, e vocês não acreditaram nele. Os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram nele. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram para acreditar nele.” Comentário: * 28-32: O filho mais velho é figura dos pecadores públicos que se convertem à justiça anunciada por João Batista e por Jesus. O filho mais novo é figura dos chefes do povo, que se consideram justos e não se convertem. Os sacerdotes e anciãos conhecem a Lei, as Escrituras Sagradas, mas são indiferentes e se opõem à pregação de Jesus, o Messias. Consideram-se conhecedores e obedientes a Deus, mas desprezam a pessoa e a mensagem do seu Filho. Representam a postura do segundo filho da parábola, aquele que se mostra disponível, mas não cumpre a vontade do pai. Cobradores de impostos e prostitutas, por sua vez, desprezados pelas autoridades religiosas, correspondem ao primeiro filho. Não basta afirmar que somos justos, é preciso demonstrar isso em ações. Jesus mostra aos chefes do povo que o Reino pertence àqueles que se reconhecem como pecadores, se convertem, creem e fazem penitência.