quinta-feira, 24 de julho de 2025

Mateus 20, 20-28 Autoridade é serviço.

20 A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos, e ajoelhou-se para pedir alguma coisa. 21 Jesus perguntou: “O que você quer?” Ela respondeu: “Promete que meus dois filhos se sentem, um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.” 22 Jesus, então, disse: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos.” 23 Então Jesus disse: “Vocês vão beber do meu cálice. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É meu Pai quem dará esses lugares àqueles para os quais ele mesmo preparou.” 24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram com raiva dos dois irmãos. 25 Mas Jesus chamou-os, e disse: “Vocês sabem: os governadores das nações têm poder sobre elas, e os grandes têm autoridade sobre elas. 26 Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; 27 e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês. 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir, e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos.” Comentário: * 17-28: Cf. nota em Mc 10,32-45: Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e honrarias, suscitando discórdia e competição entre os outros discípulos. Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o exemplo dele: servir e não ser servido. Em a nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas a qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum. Tiago, chamado “Maior” para se distinguir de Tiago “irmão” de Jesus, era irmão do apóstolo João, filho de Zebedeu, como nos descreve o Evangelho de hoje. Os dois irmãos pertenciam ao círculo mais íntimo dos discípulos de Jesus, sendo os primeiros a serem chamados. São Tiago esteve presente em dois momentos fundamentais da vida de Jesus: a Transfiguração no monte Tabor e a agonia no monte das Oliveiras. Foi o primeiro apóstolo a sofrer o martírio, em torno do ano 42, pelas mãos do rei Herodes Agripa, como nos relata os Atos dos Apóstolos: “Começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João” (At 12,1-2). Segundo uma antiga tradição, seu corpo foi transportado até a Espanha, para a cidade de Santiago de Compostela, onde se ergueu uma imponente basílica (Compostela) que atrai peregrinos desde o século IX.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Mateus 13, 10-17 A felicidade de compreender.

* 10 Os discípulos aproximaram-se, e perguntaram a Jesus: “Por que usas parábolas para falar com eles?” 11 Jesus respondeu: “Porque a vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas a eles não. 12 Pois, a quem tem, será dado ainda mais, será dado em abundância; mas daquele que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu uso parábolas para falar com eles: assim eles olham e não veem, ouvem e não escutam nem compreendem. 14 Desse modo se cumpre para eles a profecia de Isaías: ‘É certo que vocês ouvirão, porém nada compreenderão. É certo que vocês enxergarão, porém nada verão. 15 Porque o coração desse povo se tornou insensível. Eles são duros de ouvido e fecharam os olhos, para não ver com os olhos, e não ouvir com os ouvidos, não compreender com o coração e não se converter. Assim eles não podem ser curados’. 16 Vocês, porém, são felizes, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem. 17 Eu garanto a vocês: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; desejaram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.” Comentário: * 10-17: Cf. nota em Mc 4,10-12. Os mistérios do Reino só serão conhecidos por aqueles que já tiverem acolhido Jesus como Messias (os discípulos). Aceitar Jesus como o Messias, mesmo nos seus “fracassos”, faz compreender as contínuas dificuldades que sofre a implantação do Reino do Céu. E isso é uma bem-aventurança. O Evangelho de hoje apresenta alguns elementos fundamentais para compreendermos a pedagogia de Jesus. O primeiro é que Jesus falava ao coração. As parábolas são narrações que nos tocam por serem ricas em imagens atemporais e terem sempre uma carga moral e simbólica muito forte. São instrumento pedagógico muito utilizado na Bíblia, especialmente nos livros sapienciais. Através de comparações, narrativas ou descritivas, revelam ou ilustram aspectos da vida, trazendo sempre uma verdade profunda, que provoca o ouvinte. No capítulo 13 de Mateus, encontramos sete parábolas e algumas explicações, como a que a liturgia de hoje nos propõe.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Mateus 13, 1-9 Uma colheita custosa.

* 1 Naquele dia, Jesus saiu de casa, e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2 Numerosas multidões se reuniram em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. 3 E Jesus falou para eles muita coisa com parábolas: “O semeador saiu para semear. 4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram. 5 Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6 Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um. 9 Quem tem ouvidos, ouça!” Comentário: * 1-9: Cf. nota em Mc 4,1-9. Se o Reino já está aqui, por que existem fracassos e conflitos? Jesus trouxe as sementes do Reino, e elas se espalharam pelo mundo. Mas, assim como Jesus encontrou resistência no meio do seu próprio povo, do mesmo modo pessoas e estruturas continuam impedindo a justiça do Reino de se estabelecer entre os homens. Sem dúvida, haverá uma colheita, mas à custa de muitas perdas, isto é, muitos procurarão sufocar as sementes do Reino, antes que chegue a vitória final. Querer negar e fugir dessas dificuldades para a implantação do Reino é não compreender o seu mistério. As parábolas são um recurso pedagógico muito utilizado por Jesus, verdadeiro Mestre. Tratam de temas variados, mas normalmente aludem ao Reino de Deus, utilizando imagens próximas dos interlocutores, ou seja, palpáveis e compreensíveis, para expressar uma realidade transcendente. A parábola do semeador, que hoje lemos, descreve o dinamismo da palavra proclamada, as dificuldades que encontra em seu desenvolvimento e seu êxito final, caso cultivemos bem essa “semente”. A semente do Reino é sempre de boa qualidade, mas os resultados dependem do terreno em que é semeada, ou seja, do modo como é ouvida e acolhida. Muitos cristãos, hoje, sentem-se tristes porque não se deixam conduzir por Deus, não permitem que a semente lançada em seu interior produza frutos.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

João 20, 1-2.11-18 Jesus não está morto.

-* 1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: “Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde o colocaram.” Jesus ressuscitado é descoberto pela fé -* 11 Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12 Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. 13 Então os anjos perguntaram: “Mulher, por que você está chorando?” Ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.” 14 Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. 15 E Jesus perguntou: “Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?” Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: “Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde o colocou, e eu irei buscá-lo.” 16 Então Jesus disse: “Maria.” Ela virou-se e exclamou em hebraico: “Rabuni!” (que quer dizer: Mestre). 17 Jesus disse: “Não me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês.’ “ 18 Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor.” E contou o que Jesus tinha dito. Comentário: * 20,1-10: A fé na ressurreição tem dois aspectos. O primeiro é negativo: Jesus não está morto. Ele não é falecido ilustre, ao qual se deve construir um monumento. O sepulcro vazio mostra que Jesus não ficou prisioneiro da morte. O segundo aspecto da ressurreição é positivo: Jesus está vivo, e o discípulo que o ama intui essa realidade. * 11-18: Jesus está vivo, mas já não se manifesta de modo físico, como o Mestre durante a sua vida na história. Doravante, ele está presente no mistério da vida de Deus, e torna-se presente e atuante através do anúncio feito por aqueles que nele acreditam. Chegou o tempo das relações da nova aliança: Deus é Pai, e os homens são filhos de Deus e irmãos de Jesus. Três mulheres com o nome Maria recebem destaque nos Evangelhos: uma é Maria de Betânia, irmã de Lázaro; outra é a pecadora “a quem muito foi perdoado, porque muito amou” (Lc 7,36-50); e enfim temos Maria de Magdala, que, após ser curada por Jesus (Lc 8,2), tornou-se sua discípula. Apesar de, ao longo da história, ter havido muita confusão entre as três personagens, é esta última que assistiu à morte de Jesus, prestou-lhe o devido culto, indo ao sepulcro, e foi a primeira a testemunhar a ressurreição do Mestre. Maria chora, procura e deixa-se encontrar por Jesus, que a envia para anunciá-lo aos apóstolos. Essa Maria, considerada “apóstola dos apóstolos”, recordamos na festa de hoje.

domingo, 20 de julho de 2025

Mateus 12, 38-42 O sinal que leva para a fé.

-* 38 Então alguns doutores da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.” 39 Jesus respondeu: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 De fato, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração, e a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra esta geração, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.” Comentário: * 38-42: Jesus recusa dar um sinal para provar a sua missão, porque nenhum milagre é capaz de despertar a fé naqueles que não querem se comprometer com Jesus. O único sinal que Jesus dá é o da sua morte e ressurreição, consequência e selo da autenticidade de toda a sua missão. Jesus é maior do que os profetas, representados por Jonas, e é maior do que os reis, representados por Salomão. Ele é o Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar o povo. Sua obra é maior do que a libertação do Egito, narrada no Êxodo. Sua missão é muito maior do que curar um ou outro doente, e por isso fica irritado com os que lhe pedem sinais. O maior sinal de sua missão será dado na cruz, ou melhor, três dias após a morte na cruz, com a ressurreição. Não é simplesmente uma volta à vida, mas a vitória sobre a morte: Cristo ressuscitará, o Pai o ressuscitará, ele é a ressurreição e a vida, não morrerá mais.

sábado, 19 de julho de 2025

Lucas 10, 38-42 Ouvir a palavra de Jesus.

-* 38 Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. 40 Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!” 41 O Senhor, porém, respondeu: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; 42 porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.” Comentário: * 38-42: Mais importante do que fazer as coisas, é fazê-las de modo novo. Para isso, é preciso ouvir a palavra de Jesus, que mostra o que fazer e como fazer. Na caminhada para Jerusalém, Jesus é recebido na casa de suas amigas Marta e Maria. Marta acolhe o Senhor com muito carinho e se preocupa em servi-lo, tarefa própria da mulher na cultura judaica. Maria se coloca à escuta da palavra do Mestre, algo que cabia aos homens. Cada uma delas se relaciona com ele de forma diferente: servindo-o ou escutando-o. Duas maneiras complementares, uma não exclui a outra. Cada uma encarna um modo de se relacionar com o Ressuscitado. Marta manifesta a alegria da presença do Mestre, servindo-o. A atitude de Maria quebra o sistema da época: não se permitia a uma mulher “estar aos pés” de um mestre para ouvi-lo e aprender. Jesus quebra o preconceito contra as mulheres: aceita Maria aos seus pés. A escuta da Palavra de Deus não tira as pessoas da ação, mas dá novo sentido ao fazer. Acolher a Palavra (contemplação) para pô-la em prática (ação). Em cada um de nós, existe um pouco de Marta e um pouco de Maria. Não somos somente Marta nem somente Maria.

Colossenses 1, 24-28 O mistério do projeto de Deus.

-* 24 Agora eu me alegro de sofrer por vocês, pois vou completando em minha carne o que falta nas tribulações de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja. 25 Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a vocês: anunciar a realização da Palavra de Deus, 26 o mistério escondido desde o começo dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. 27 Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este mistério representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês. 28 E é esse Cristo que anunciamos, aconselhando e ensinando a todos com plena sabedoria, para que todos sejam cristãos perfeitos. Comentário: * 24-29: Paulo se alegra porque o seu sofrimento confirma que ele está anunciando o verdadeiro Evangelho (cf. Mc 13,5-10). O cerne da missão do Apóstolo é o mistério do projeto de Deus: Deus quer que também os pagãos participem da redenção realizada mediante Cristo. A conversão dos colossenses, que antes eram pagãos, manifesta visivelmente esse projeto de Deus.