terça-feira, 17 de maio de 2022
João 15, 1-8 Quem está unido a Jesus produz frutos.
* 1"Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados."
O fruto do discípulo é o amor -* 7 "Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.
Comentário:
* 1-6: A comunidade cristã não é uma instituição, mas uma participação na vida de Jesus. Unido a Jesus, cada membro é chamado a testemunhá-lo, colocando a comunidade em contínua expansão e crescimento.
* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.
Talvez poucos de nós conheçam uma videira; contudo, a analogia que Jesus propõe a seus discípulos e a nós é de fácil compreensão. Jesus, em seu projeto e percurso vocacional, não está sozinho. Ele está profundamente unido ao Pai, ou seja, Jesus não age por si próprio, mas em sintonia com Deus. Da mesma forma, para que seus discípulos de ontem e de hoje produzam frutos de vida, é preciso que estejam unidos a Jesus, pois ele é a videira verdadeira. Jesus é nossa força vital e, se estivermos enxertados nele, nos tornaremos fortes e produziremos frutos igualmente fortes, sadios e saborosos. Quem não está unido a Jesus não produz os frutos esperados e, com isso, pode ser cortado e jogado fora. Em relação ao seguimento de Jesus não há meias medidas. É preciso que tenhamos consciência de que seguir o Mestre exige de nós compromisso e adesão incondicional.
segunda-feira, 16 de maio de 2022
João 14, 27-31 A paz que só Jesus pode dar.
* 27 “Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. 28 Vocês ouviram o que eu disse: ‘Eu vou, mas voltarei para vocês’. Se vocês me amassem, ficariam alegres porque eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Eu lhes digo isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês acreditem. 30 Já não tenho muito tempo para falar com vocês, pois o príncipe deste mundo está chegando. Ele não tem poder sobre mim, 31 mas vem para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, e é por isso que faço tudo o que o Pai me mandou. Levantem-se. Vamos sair daqui.”
Comentário:
* 27-31: Jesus fala de paz e alegria no momento em que sua morte está para acontecer. Paz é a plena realização humana. Ela só é possível se aquele que rege uma sociedade desumana for destituído de poder. A morte de Jesus realiza a paz. Todo martírio é participação nessa luta vitoriosa de Jesus e, portanto, causa de paz e alegria.
Jesus é o portador da paz! Ele transmite essa paz aos seus discípulos; contudo, não é uma paz tranquila. Ao contrário, podemos afirmar que se trata de uma paz inquieta. Essa paz não é fruto da falta de conflito ou dificuldades, mas um estado de espírito sereno por se acreditar que se está trilhando o caminho correto. Podemos dizer que se trata de uma paz interior e de consciência. Uma paz que vai exigir posicionamentos firmes e muitas vezes duros e penosos. A paz que o mundo oferece não é essa. Essa paz pode cegar nossos olhos e tornar insensível nosso coração para o que realmente importa: comprometer-se com um mundo mais justo e fraterno. Jesus, ao mesmo tempo que confere a paz aos seus seguidores, alerta-os mais uma vez para sua partida, para o seu destino final. O tempo litúrgico nos aponta para a ida definitiva de Jesus, que culminará com a vinda do Espírito Santo.
domingo, 15 de maio de 2022
João 14, 21-26 O Espírito Santo continua a obra de Jesus.
21 Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele.”
22 Judas, não o Iscariotes, perguntou: “Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu: “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. 25 Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.”
Comentário:
* 15-26: Advogado é alguém que defende uma causa. Jesus envia o Espírito Santo como advogado da comunidade cristã. O Espírito é a memória de Jesus que continua sempre viva e presente na comunidade. Ele ajuda a comunidade a manter e a interpretar a ação de Jesus em qualquer tempo e lugar. O Espírito também leva a comunidade a discernir os acontecimentos para continuar o processo de libertação, distinguindo o que é vida e o que é morte, e realizando novos atos de Jesus na história.
O que significa amar Jesus? Ele mesmo vai dizer que quem o ama, aceita e obedece a seus mandamentos. Ao contrário, quem não o ama, não guarda nem obedece a seus ensinamentos. Dito dessa forma, tudo parece muito simples e fácil. Contudo, noutras palavras, amar significa comprometimento, ou seja, aderir a uma pessoa ou a um projeto de forma inteira e assumir as consequências dessa entrega. Bem sabemos que para Jesus essa entrega total significou morrer na cruz como um maldito. Jesus não quis nem desejou essa morte para si, mas esse evento em sua vida foi consequência de um caminho percorrido de fidelidade à vocação recebida do Pai. Ao olharmos para nossa caminhada de cristãos, somos chamados, hoje, a repetir as atitudes de Jesus, não simplesmente como um gesto de imitação vazia, mas como uma escolha consciente.
sábado, 14 de maio de 2022
João 13, 31-35 A essência da catequese de Paulo.
30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, 31 e durante muitos dias ele apareceu àqueles que o acompanharam da Galiléia para Jerusalém. Agora, eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32 Nós anunciamos a vocês este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33 ele a cumpriu plenamente para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no segundo Salmo: ‘Você é o meu filho, eu hoje o gerei’. 34 Deus ressuscitou Jesus dos mortos, para que nunca voltasse à corrupção. Isso, ele o disse desta maneira: ‘Cumprirei para vocês a promessa fiel que fiz a Davi’. 35 Por isso diz também em outro lugar: ‘Não permitirás que teu fiel conheça a corrupção’.
Comentário:
* 13-43: O primeiro discurso de Paulo reflete a estrutura da sua catequese (comparar com a catequese de Pedro em At 10,34-43). A ideia-chave é a salvação, fruto da ressurreição de Cristo. A história de Israel, conduzida por Deus, é um passado de promessas em tensão para o seu cumprimento. É em Jesus que Deus as cumpre, transformando a história passada num presente que antecipa todo o futuro. Embora conhecendo as promessas, as autoridades de Israel rejeitaram Jesus e o mataram. Deus, porém, o ressuscitou, tornando-o salvador de todos os homens. É o que as Escrituras anunciam e os apóstolos testemunham. A profissão de fé expressa nessa catequese não é teoria abstrata; é experiência profundamente ligada à história, na qual se revela o acontecimento salvífico e na qual Deus nos chama para construirmos o futuro libertador antecipado em Jesus ressuscitado.
O relato do Evangelho está no contexto da última ceia de Jesus com seus discípulos. Após Judas sair da cena, o Mestre reconhece que chegou a “hora” e aproveita para dar as últimas instruções aos seus. Ele não quer enganar ninguém, é claro ao declarar que por pouco tempo ainda ficará com eles. A “hora” de Jesus é a sua glorificação, quando transforma a traição na oportunidade de se entregar ao Pai e à humanidade. Antes de partir para o Pai, porém, deixa aos seus o novo mandamento do amor. O Mestre não exige muito dos seus seguidores, apenas que se “amem uns aos outros”, que vivam como amigos e amigas. O mandamento do amor já existe no Antigo Testamento, mas Jesus o transforma no “novo mandamento”. A novidade está na medida “como eu vos amei”, portanto, a ponto de doar a própria vida de forma gratuita. É justamente amando gratuitamente até as últimas consequências, se for preciso, que demonstraremos ser discípulos de Jesus. A marca, portanto, dos cristãos é “amar como Jesus amou”. O Mestre não pede amor para si, mas aos irmãos e irmãs. Esse será também o caminho da propagação eficaz da mensagem. Não basta aderir a Jesus individualmente, é necessário demonstrar isso com o compromisso amoroso e solidário com os irmãos e irmãs.
Apocalipse 21, 1-5 Jerusalém-Esposa.
-* 1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, uma Jerusalém nova, pronta como esposa que se enfeitou para o seu marido. 3 Nisso, saiu do trono uma voz forte. E ouvi:
“Esta é a tenda de Deus com os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus. 4 Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor. Sim! As coisas antigas desapareceram!” 5* Aquele que está sentado no trono declarou: “Eis que faço novas todas as coisas.”
Comentário:
* 21,1-22,5: João mostra que a meta da história, para além do tempo, é a plena realização da Aliança de Deus com a humanidade, numa vida inteiramente imortal. O fim da história é a vida. A humanidade nova é apresentada como Nova Jerusalém-Esposa e Nova Jerusalém-Cidade.
21,1-4: A nova relação que existe entre Deus e os homens é apresentada como céu novo e terra nova. O mar já não existe, porque os antigos o consideravam moradia dos poderes do mal. A Nova Jerusalém é a cidade que Deus vai construir como dom (vem do céu) para os homens. É a Esposa do Cordeiro, o novo Adão que esposa a nova Eva. Realiza-se a Aliança de Deus com toda a humanidade. Ela se tornou a Tenda (Ex 25,8), na qual Deus está presente. Doravante tudo é vida e realização plena.
* 5-8: Deus promete a renovação de tudo, pois ele é o Senhor da história, a fonte e o fim da vida. Ele dá a vida a quem a desejar. Quem for perseverante entrará para a realidade da Aliança: tornar-se-á filho, participando da realidade do próprio Cristo. O fato de conhecer o fim, porém, não dispensa a conversão.
sexta-feira, 13 de maio de 2022
João 15, 9-17 O fruto do discípulo é o amor.
9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. 13 Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. 14 Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. 15 Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. 17 O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros."
Comentário:
* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.
Para o lugar de Judas Iscariotes, os Onze escolheram Matias, por este ter seguido Jesus durante seu ministério público, a começar de João Batista até o dia da ascensão (cf. At 1,15-26). Desse modo, Matias tornou-se testemunha qualificada da ressurreição de Jesus. Se há um tema sobre o qual Jesus não se cansa de insistir, é o amor: “Permaneçam no meu amor”. O amor de Jesus é concreto, real, feito de obediência à vontade do Pai. Jesus é e sente-se infinitamente amado pelo Pai e, por sua vez, ama intensamente seus discípulos, a ponto de entregar-lhes a própria vida. Esse é o modelo de amor: dar a vida pela pessoa amada. Mas o amor de Jesus pede nossa resposta. De que maneira podemos expressar o nosso amor a Jesus? Mediante nosso amor a Deus e aos irmãos.
quinta-feira, 12 de maio de 2022
João 12, 1-6 Jesus é o caminho que leva ao Pai.
1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Comentário:
*1-14: Jesus é o verdadeiro caminho para a vida. Através da encarnação, Deus, doador da vida, se manifesta inteiramente na pessoa e ação de Jesus. A comunidade que segue Jesus não caminha para o fracasso, pois a meta é a vida. Jesus não apresenta apenas uma utopia, mas convida a percorrer um caminho historicamente concreto. Inspirada nos sinais que Jesus realizou, a comunidade criará novos sinais dentro do mundo, abrindo espaços de esperança e vida fraterna.
A atitude de Jesus no trecho apresentado pela liturgia hoje é de consolo. Uma vez que Jesus percebe que seus discípulos estão aflitos, há o pedido ou indicação para que eles não fiquem perturbados. Sim! Diante de muitas situações, o coração humano vai experimentar a angústia e o desconforto. Uma doença inesperada, a falta de notícias de um ente querido, um acidente e tantas outras situações podem nos perturbar e nos fazer duvidar da presença e da bondade de Deus em nossas vidas. No caso de Jesus, perturba o coração dos discípulos a iminência de sua partida. Nunca é fácil saber que quem amamos está às portas de partir de algum modo; mas deveríamos estar sempre atentos para essa possibilidade que é real e faz parte da vida. Jesus, contudo, não deixará seus discípulos desamparados; ao contrário, ele garante que, para onde ele for, assegurará um lugar para os seus.
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