quarta-feira, 21 de maio de 2025
João 15, 9-11 O fruto do discípulo é o amor.
* 9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
Comentário:
* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.
Os Mandamentos indicam um caminho de vida, e não apenas um conjunto de regras. Diferentemente do que eram as outras leis conhecidas no Antigo Oriente, entregues pelos reis aos seus súditos, os Mandamentos (ou Decálogo) foi entregue diretamente por Deus ao seu povo, pelas mãos de Moisés, estabelecendo, assim, uma Aliança. O primeiro mandamento, ou primeira “palavra”, expressa exatamente esta relação íntima de Deus com o povo liberto da escravidão. Deus ama seu povo e, por isso, estabeleceu a Aliança. Espera, portanto, que o povo também o ame, permanecendo no seu amor. Isso nem sempre ocorreu, por isso a presença de Jesus, o Filho de Deus, no nosso meio, recordando a lei fundamental do amor, para que participemos novamente da Aliança e da alegria do Pai, a alegria completa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário