terça-feira, 1 de julho de 2025
Mateus 8, 28-34 Jesus desaliena os homens.
* 28 Quando Jesus chegou à outra margem, à terra dos gadarenos, foram ao encontro dele dois homens possuídos pelo demônio. Saíam do meio dos túmulos e eram muito selvagens, de modo que ninguém podia passar por esse caminho. 29 Então eles gritaram: “Que é que há entre nós, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”
30 Havia, ao longe, uma grande manada de porcos que estavam pastando. 31 Os demônios suplicavam: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.” 32 Jesus disse: “Podem ir.” Os demônios saíram, e foram para os porcos; e eis que toda a manada se atirou monte abaixo para dentro do mar e morreu afogada.
33 Os homens que guardavam os porcos saíram correndo, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34 Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Vendo-o, começaram a suplicar que Jesus se retirasse da região deles.
Comentário:
* 28-34: Cf. nota em Mc 5,1-20. Para desalienar os homens não existe limite de espaço (“aqui”) e de tempo (“antes do tempo”). Mateus mostra que Jesus realizou sua ação libertadora, mesmo que para isso tivesse que “invadir” áreas pagãs, consideradas propriedade do demônio.
Gadara era uma das cidades da Decápole, próxima ao lago de Tiberíades. Marcos e Lucas ambientam este milagre na cidade de Gerasa, que, no entanto, fica bastante distante dali. A presente série de milagres narrada por Mateus está contextualizada na Decápole, terra habitada por pagãos, como indica a própria presença de porcos, animais considerados impuros pelos judeus. Jesus encontra ali um mundo dominado por escravidão e violência. Sua presença significa grande ameaça contra essa deplorável situação: “Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”. A ação de Jesus vence os poderes do mal que agem no meio dos pagãos. A libertação que Jesus promove, obviamente, não alegra os poderosos (donos dos porcos), que se juntam contra ele.
Assinar:
Postagens (Atom)