quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
Marcos 8, 34-9,1 O seguimento de Jesus.
-* 34 Então Jesus chamou a multidão e os discípulos. E disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la. 36 Com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37 Que é que um homem poderia dar em troca da própria vida? 38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos.”
O sinal da vitória -* 1 E Jesus dizia: “Eu garanto a vocês: alguns dos que estão aqui, não morrerão sem ter visto o Reino de Deus chegar com poder.”
Comentário:
* 34-38: A morte de cruz era reservada a criminosos e subversivos. Quem quer seguir a Jesus esteja disposto a se tornar marginalizado por uma sociedade injusta (perder a vida) e mais, a sofrer o mesmo destino de Jesus: morrer como subversivo (tomar a cruz).
* 9,1-13: A vida e ação de Jesus não terminam na sua morte. A transfiguração é sinal da Ressurreição: a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus, que irão continuar através de seus discípulos. A voz de Deus mostra que, daqui por diante, Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvem o convite de Deus e seguem a Jesus até o fim, começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele.
A missão de Jesus toma, a partir desta parte do Evangelho, outro rumo, mais exigente e incisivo. Por isso, ele pressiona seus discípulos, exigindo uma tomada de atitude: quem quiser segui-lo, precisa dedicar-se de forma plena, entregar-se totalmente a Deus e à missão. Até este momento, Jesus foi seguido por uma multidão de pessoas que procuravam satisfação material, como o pão ou a cura de uma doença. Chegou o momento de ir além, dar um novo passo. Será digno de ser chamado seu discípulo somente quem crer e se doar totalmente. Para tal, é preciso negar a si mesmo, tomar a cruz e pôr-se a caminho. Essa atitude é exigida também dos cristãos pertencentes às comunidades onde surgiu o Evangelho de Marcos e de nós, hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário