sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
Marcos 8, 1-10 O banquete da vida é para todos.
-* 1 Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2 “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe.” 4 Os discípulos disseram: “Onde alguém poderia saciar essa gente de pão, aqui no deserto?” 5 Jesus perguntou: “Quantos pães vocês têm?” Eles responderam: “Sete.”
6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois pegou os sete pães, agradeceu, partiu-os e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. 7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8 Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos dos pedaços que sobraram. 9 Eram mais ou menos quatro mil. E Jesus os despediu.
A ação de Jesus é o sinal -* 10 Jesus entrou na barca com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.
Comentário:
* 1-9: A cena é outra versão do mesmo fato já apresentado em 6,30-44. Agora, porém, o banquete é realizado em território pagão: o convite para formar nova sociedade é dirigido a todos, e não apenas a um grupo ou povo de privilegiados.
* 10-13: Jesus aqui não dá nenhuma prova de ser o Messias que veio de Deus e que realiza a vontade de Deus. Quem está disposto pode concluir isso, vendo a pessoa e a atividade de Jesus. Pedir outra prova é querer um messias triunfalista, que provoca admiração, mas não liberta.
O relato da multiplicação dos pães é um exemplo simbólico de como Cristo supre todas as nossas necessidades. A vinda de Jesus ao mundo devolve a condição da graça ao ser humano, que é novamente alimentado por Deus, como era no paraíso. Curioso que o Evangelho de Marcos apresenta duas narrações da distribuição dos pães e peixes (Mc 6,35-44 e Mc 8,1-10). Não sabemos exatamente se se trata do mesmo episódio ou se o evento milagroso se repetiu. Provavelmente se repetiu, mais do que duas vezes, visto que Jesus era constantemente seguido pela multidão por uma região deserta, onde é difícil encontrar alimento. Isso sem mencionar que a maioria dos que o seguiam eram pobres. Entre um evento e outro narrado por Marcos, vemos pequenas diferenças, certamente carregadas de simbolismo compreendido pelos leitores da época. Por exemplo, o número de pães varia (cinco na primeira distribuição e sete agora), assim como o número de pessoas (4 ou 5 mil?) e, o mais curioso, a quantidade de cestos de sobra (doze cestos antes, sete cestos agora). Será apenas uma questão de matemática?
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