sábado, 27 de fevereiro de 2021

Marcos 9, 31-34 O sinal da vitória.

  2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

Comentário:

* 1-13: A vida e ação de Jesus não terminam na sua morte. A transfiguração é sinal da Ressurreição: a sociedade não conseguirá deter a pessoa e a atividade de Jesus, que irão continuar através de seus discípulos. A voz de Deus mostra que, daqui por diante, Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvem o convite de Deus e seguem a Jesus até o fim, começam desde já a participar da sua vitória final, quando ressuscitarão com ele.

A cena da transfiguração é uma amostra do que será o Cristo glorioso. A nuvem simboliza a presença de Deus, que administra a história da salvação. No Antigo Testamento, duas figuras de destacam: Moisés, o grande líder do povo de Israel e zeloso transmissor da Lei de Deus; Elias, o grande profeta, que interpretava e transmitia ao povo a vontade de Deus. Moisés e Elias conversam com Jesus, não com os discípulos de Jesus. Estes têm a quem ouvir: “Este é meu Filho amado. Ouçam-no”. Doravante, o comunicador autorizado do Pai é seu Filho Jesus. Para o momento, o Mestre e os três apóstolos deverão deixar esse ambiente de glória e retornar à realidade. A glória virá, mas antes eles terão que percorrer o caminho da cruz. Prenúncio de vitória para Jesus e também para os discípulos.

ORAÇÃO
Divino Mestre, Jesus Cristo, dialogando com Moisés, o grande líder do povo de Israel e representante da Lei de Deus, e com Elias, o incomparável profeta da antiga Aliança, nos revelaste estar cumprindo tudo o que foi proclamado e escrito a teu respeito, com o aval do Pai celeste. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário