terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Lucas 11, 29-32 O grande sinal.

 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

Comentário:

* 29-32: Não é um sinal maravilhoso que leva os homens à conversão, e sim a adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.

Jesus critica a “geração malvada” que está em busca de sinais para acreditar e aderir a ele. Lembra duas personagens conhecidas do passado: Jonas e Salomão. O povo de Nínive acreditou na pregação de Jonas e se converteu; Salomão consegue atrair admiração pela sua sabedoria. O evangelista apresenta Jesus como alguém maior que esses dois. Mesmo assim muitos não acreditam nele e querem sinais estrondosos para acreditar. A fé não se baseia em milagres, mas ela pode provocar milagres. A fé que depende de sinais maravilhosos é uma fé frágil. Jesus, filho do carpinteiro, não deseja forçar ninguém a segui-lo. Mais do que buscar sinais, precisamos ser sinais vivos que levam as pessoas a acreditar em Jesus. Por meio de nossa vivência cristã, poderemos ser sinais que apontam para o amor e a misericórdia de Deus.

ORAÇÃO
Ó Jesus de Nazaré, és maior que o rei Salomão; és maior que o profeta Jonas. No entanto, teus conterrâneos não foram capazes de reconhecer tua divina presença no meio e a favor deles. Desperta, Senhor, nossa sensibilidade para que valorizemos a tua transformadora presença em nós e entre nós. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário