segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Mateus 18, 12-14 Por que alguém se afasta da comunidade?

12 O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13 Eu garanto a vocês: quando ele a encontra, fica muito mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca.” Comentário: * 10-14: Por que alguém se extravia, isto é, se distancia da comunidade? Certamente por causa do escândalo (vv. 6-9), ou do desprezo daqueles que buscam poder e prestígio. A parábola mostra que a comunidade inteira deve preocupar-se e procurar aquele que se extraviou. A comunidade se alegra quando ele volta para o seu meio, porque a vontade do Pai foi cumprida. Deus Pai age sempre com amor e misericórdia, por isso não abandona nenhum dos seus filhos. Se um de nós se perder, ele volta para nos “encontrar”, ou seja, para nos tomar nos seus ombros e nos conduzir de volta para o caminho seguro e de comunhão com ele e com os demais irmãos. A imagem do rebanho e da ovelha perdida, bastante conhecida e próxima do público a quem Jesus se dirige, é de fácil compreensão também para nós, séculos depois, mostrando a profunda sabedoria de Jesus e a validade eterna do seu ensinamento. Deus nos carrega em seus braços, porque somos frágeis e indefesos, mas, ao mesmo tempo, preciosos. A certeza de que Deus quer o nosso bem, vem ao nosso encontro e nos liberta deve guiar nossa preparação para o Natal que se aproxima.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Lucas 1, 26-38 O Messias vai chegar.

* 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!” 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.” 34 Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.” 38 Maria disse: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Comentário: * 26-38: Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José indica que o nascimento do Messias é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova. O cumprimento das promessas de Deus se completa graças ao “sim” de Maria. O anjo aparece a ela e lhe pede que se deixe engravidar pelo Espírito de Deus. O primeiro cumprimento do anjo foi de alegria, pois ela é a cheia de graça. Diante da dúvida, o anjo a tranquiliza e pede que deixe por conta do Espírito Santo. Com seu “sim”, Maria foi responsável por gerar o Deus encarnado. O anjo não aparece a Maria no templo, centro religioso, mas no ambiente familiar, na casa, numa aldeia, nas periferias da Palestina. O primeiro encontro de Deus acontece no seio da família. Deixando-nos possuir pelo Espírito, estaremos gerando o projeto de Jesus. O anjo diz a Maria: “O Senhor está contigo”, demonstrando que ela não está esquecida e abandonada e pode contar com a presença de Deus. Assim como Maria, não vivemos sozinhos nem abandonados no universo. Deus nos acompanha sempre, no íntimo de cada pessoa está a sua presença. Tudo muda quando nos sentimos acompanhados e abraçados pelo amor de Deus.

Efésios 1, 3-6.11.12 A graça não tem limites .

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. 4 Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. 5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade,6* para o louvor da sua glória e da graça que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido. 11 Em Cristo recebemos nossa parte na herança, conforme o projeto daquele que tudo conduz segundo a sua vontade: fomos predestinados 12 a ser o louvor da sua glória, nós, que já antes esperávamos em Cristo. Comentário: * 3-14: Paulo desenvolve um hino de louvor em forma de “bênção”, frequente no Antigo Testamento. O louvor é uma resposta do homem ao Deus que se manifesta através de um ato de salvação ou mediante a revelação de um mistério. Deus Pai é o sujeito e a fonte de toda a ação criadora e salvadora. E tudo o que Deus Pai realiza no homem e no mundo, ele o faz mediante o seu Filho Jesus Cristo: escolhe (vv. 4-5), liberta (vv. 6-7), reúne tudo em Cristo (vv. 8-10), entrega a herança prometida (vv. 11-12) e concede o dom do Espírito Santo (vv. 13-14). * 6: A expressão “para o louvor da sua glória” (cf. vv. 12 e 14) mostra que o sentido último da vida humana é louvar a Deus. O louvor é, portanto, ato de consciência: declarando Deus como o único absoluto, o homem reconhece que as criaturas são relativas. O louvor cabe somente a Deus.

sábado, 6 de dezembro de 2025

Mateus 3, 1-12 Chegou o tempo do julgamento.

-* 1 Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: 2 “Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo.” 3 João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!” 4 João usava roupa feita de pêlos de camelo, e cinto de couro na cintura; comia gafanhotos e mel silvestre. 5 Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. 6 Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no rio Jordão. 7 Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? 8 Façam coisas que provem que vocês se converteram. 9 Não pensem que basta dizer: ‘Abraão é nosso pai’. Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. 10 O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo. 11 Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira, e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.” Comentário: *1-12: João Batista convida a uma mudança radical de vida, porque já se aproxima o Reino, que vai transformar radicalmente as relações entre os homens. É o tempo do julgamento, e nada adianta ter fé teórica, pois o julgamento se baseará nas opções e atitudes concretas que cada um assume. Os fariseus, com a falsa segurança de suas observâncias religiosas, e os saduceus, com suas intrigas políticas para conservar o poder, pertencem à estrutura que vai ser superada pelo Reino. João Batista surge no deserto e prega a conversão, pois o Reino dos Céus está próximo. Por isso, é necessário preparar os caminhos do Senhor que está chegando. O povo busca o batismo de conversão administrado por João. Os fariseus e saduceus, futuros adversários de Jesus, fingem buscar o batismo do Batista. João os desmascara, chamando-os “cobras venenosas”, e convida-os a mostrar os frutos que provem sua conversão. Não basta dizer que são filhos de Abraão, é preciso fazer as obras de Abraão. Os autênticos filhos de Abraão são aqueles que acolhem a Palavra de Deus, a qual leva a produzir frutos de bondade, solidariedade e justiça. João Batista, hoje, são todos os que, como ele, anunciam Jesus a quem ainda não o segue, lá onde não se vive sua proposta de vida plena para todos. Não basta dizer que somos cristãos se não fazemos aquilo que o Mestre de Nazaré viveu e nos ensinou. A missão é urgente, há muitos sinais ainda que testemunham que o Reino de Deus está longe de se concretizar.

Romanos 15, 4-9 Colocar-se a serviço do outro.

4 Ora, tudo isso que foi escrito antes de nós foi escrito para a nossa instrução, para que, em virtude da perseverança e consolação que as Escrituras nos dão, conservemos a esperança. 5 O Deus da perseverança e da consolação conceda que vocês tenham os mesmos sentimentos uns com os outros, a exemplo de Jesus Cristo. 6 E assim vocês, juntos e a uma só voz, deem glória ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhimento mútuo -* 7 Acolham-se uns aos outros, como Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus. 8 Digo a vocês que Cristo se tornou servidor dos judeus em vista da fidelidade de Deus, a fim de cumprir as promessas feitas aos patriarcas. 9 As nações pagãs, porém, dão glória a Deus por causa da misericórdia dele, conforme diz a Escritura: “Por isso eu te celebrarei entre as nações pagãs e cantarei hinos ao teu nome.” Comentário: * 1-6: Os cristãos mais conscientes não devem usar sua força e prestígio para impor aos outros a própria opinião e conseguir poderes sobre a comunidade. Não foi esse o modo de proceder de Jesus Cristo, que veio para servir e dar a vida. O respeito e o bem do outro são o maior sinal do cristão consciente. * 7-13: O acolhimento mútuo no amor é o caminho para que as mentalidades diferentes não quebrem a união da comunidade. Assim fez Cristo, que acolheu judeus e pagãos num só povo. Além disso, a comunidade não deve julgar que o fato de pertencer ao povo de Deus seja privilégio que a separa dos outros; antes, é fonte de responsabilidade, pois a vocação da comunidade é acolher todos como irmãos, testemunhando assim o projeto divino de reunir todos os homens.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Mateus 9, 35-10, 1.6-8 A origem da missão.

* 35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. 37 Então Jesus disse a seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! 38 Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.” O núcleo da nova comunidade -* 1 Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade A missão dos apóstolos -* 5 Jesus enviou os Doze com estas recomendações: “Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. 6 Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. 8 Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Comentário: * 35-38: Mateus apresenta um resumo da atividade de Jesus (cf. 4,23), mostrando a raiz da ação dele: nasce da visão da realidade, que o leva a compadecer-se, isto é, a sentir junto com o povo cansado e abatido. O trabalho é grande, e necessita de pessoas dispostas a continuar a obra de Jesus. A comunidade deve assumir a preocupação de levar a Boa Notícia do Reino ao mundo inteiro, consciente da necessidade de trabalhadores disponíveis para essa missão divina. * 10,1-4: Os discípulos recebem o mesmo poder de Jesus: desalienar os homens (expulsar demônios) e libertá-los de todos os males (curar doenças). Os doze apóstolos formam o núcleo da nova comunidade, chamada a continuar a palavra e ação de Jesus. * 5-15: A missão é reunir o povo para seguir a Jesus, o novo Pastor. Ela se realiza mediante o anúncio do Reino e pela ação que concretiza os sinais da presença do Reino. A missão se desenvolve em clima de gratuidade, pobreza e confiança, e comunica o bem fundamental da paz, isto é, da plena realização de todas as dimensões da vida humana. Os enviados são portadores da libertação; rejeitá-los é rejeitar a salvação e atrair sobre si o julgamento. Duas imagens fortes marcam o Evangelho de hoje: de um lado, temos a multidão de doentes e enfermos, gente angustiada, abandonada, “como ovelhas sem pastor”; de outro, Jesus, o Bom Pastor, cheio de misericórdia. Associados a essas imagens, dois conceitos fortes: enfermidade e misericórdia. Conceitos que expressam o que há de mais profundo no ser humano, entre a dor e a esperança, o sofrimento e a força, as sombras e a luz. É interessante notar que o evangelista diferencia enfermos e doentes. Normalmente, usamos esses termos como sinônimos, mas, na Bíblia, o termo malakia (enfermidade) tem uma compreensão bem ampla, incluindo todas as realidades que envolvem fragilidade e, por isso, tornam as pessoas vítimas de exclusão e exploração. Não só os que tinham a saúde frágil, portanto, mas todos os “fracos”, procuravam Jesus e eram recebidos com misericórdia, que, na sua raiz etimológica, significa a compaixão que brota do fundo do coração (miserere + cordis).

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Mateus 9, 27-31 Jesus faz ver e falar.

* 27 Quando Jesus saiu dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi.” 28 Jesus chegou em casa, e os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou: “Vocês acreditam que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor.” 29 Então Jesus tocou os olhos deles, dizendo: “Que aconteça conforme vocês acreditaram.” E os olhos deles se abriram. 30 Então Jesus lhes ordenou: “Tomem cuidado para que ninguém fique sabendo.” 31 Mas eles saíram, e espalharam a notícia por toda aquela região. Comentário: * 27-34: A justiça do Reino liberta os homens para o discernimento (ver) e expulsa a alienação (demônio) que impede de dizer a palavra que transforma a realidade. A justiça libertadora, porém, provoca a oposição daqueles que querem apossar-se da salvação, para restringi-la a pequeno grupo de privilegiados. A narração do Evangelho de hoje demonstra que a nossa transfiguração acontece em Cristo e por ele. Fazer os cegos verem e os surdos ouvirem é um gesto simbólico para mostrar a libertação. Os que veem são livres para discernir sobre o próprio caminho, e os que ouvem são livres de qualquer alienação. O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo ao mundo e à história humana, para trazer-nos essa salvação e libertação. É, simultaneamente, tempo de alegria e de expectativa pelo “já e ainda não”, ou seja, a salvação que já aconteceu, mas que veremos de modo pleno no nosso encontro pessoal com Deus, no dia do Juízo. Até lá, o cristão é chamado a viver em plenitude sua fé, para poder receber dignamente o Senhor no momento em que vier. Viver em plenitude comporta a vigilância na fé e na oração, o testemunho da alegria do Evangelho, a pobreza de coração e a conversão.